You are currently viewing Educação Física: ACEITAÇÃO DO CORPO.

Educação Física: ACEITAÇÃO DO CORPO.

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  8ª SÉRIE da Eja.

Esta aula foi veiculada na TV. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Na atividade de hoje, iremos falar sobre a insatisfação com a própria imagem corporal e a busca exagerada por um “corpo perfeito” com músculos fortes e volumosos.


A preocupação excessiva de que o corpo não é suficientemente musculoso, é conhecida como Vigorexia. Vocês já tinham ouvido falar desse termo? Vigorexia ou dismorfia muscular é uma psicopatologia, uma doença psiquiátrica, que pode ser classificado como um Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) e associado também a um Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). Quem sofre desse transtorno se vê fraco, magrinho e franzino, apesar de ser forte e muito musculoso. A autoimagem distorcida leva os portadores de vigorexia à prática exagerada de exercícios físicos e ao uso de medicamentos, sobretudo os esteroides anabolizantes, em busca do corpo cada vez mais forte e definido.

ATIVIDADE 1

A Vigorexia é um transtorno grave e ainda pouco conhecido, por isso, vamos assistir ao vídeo abaixo, com a entrevista da Dra. Paula Teixeira, e saber mais sobre esse assunto.

“Entenda o que é a Vigorexia – Transtorno Dismórfico Muscular” – Canal: EuVejo – Link: https://www.youtube.com/watch?v=iSXfQxZvQUk&feature=youtu.be

Ficou preocupado? Você se enquadra na maioria dos comportamentos citados no vídeo? Se a resposta for sim, procure com urgência ajuda médica.

ATIVIDADE 2

Um dos graves comportamentos das pessoas com vigorexia é o uso indiscriminado de suplementos e esteroides anabolizantes. Esse consumo exagerado e sem orientação, causam graves problemas ao indivíduo. Vamos conhecer os principais prejuízos desse comportamento para a saúde, assistindo ao vídeo abaixo, da Professora Dra. Thaís Rolim.

“Riscos do uso de Esteróides Anabolizantes” – Canal: Profa. Dra. Thaís Rolim Póvoa – Link: https://www.youtube.com/watch?v=RPb6J5wHLxo&feature=youtu.be

ATIVIDADE 3

Você faz exercício físico? Você faz exercício físico por obrigação ou estética? Você gosta e sente-se bem exercitando? Até onde vale a pena sacrificar a saúde para fins estéticos? Reflita com seus familiares e amigos sobre esse assunto. Espero que suas respostas seja sempre colocando a qualidade de vida e a saúde em primeiro lugar. Cuidar do seu corpo por meio do exercício físico é simplesmente ser ativo regularmente. Saúde não é estética. E se você quer estética, tudo bem, você tem esse direito, mas respeite seu corpo.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularObjetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física (EAJAEF0820) Avaliar os impactos da prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.

Assista ao bloco na íntegra no vídeo abaixo: