You are currently viewing Arte – Abstracionismo

Arte – Abstracionismo

Olá! Vamos aprender hoje um pouco sobre ARTE ABSTRATA.
Podemos observar dois estilos de abstracionismo: o Informal e o geométrico. O abstrato informal é composto por manchas de cores e formas indefinidas, enquanto o abstrato geométrico é formado por formas e figuras geométricas. Ambos estilos não possuem relação com a representação da realidade imediata. Não há como relacionar as imagens com figuras reais.
Caso você, ao ver um desenho, não identifique como uma forma de algo que existe na realidade, como uma pessoa, uma casa, uma paisagem, uma árvore, pode ser que seja um desenho abstrato. Fácil de reconhecer, não é mesmo?


Atividade 1

Agora que você já sabe as principais características de uma pintura abstrata, assista ao seguinte vídeo, “Arte Abstrata”, para melhor identificar quais pinturas pertencem ao Abstrato Informal e quais pertencem ao Abstrato Geométrico. Convide sua família para assistir com você.

“Arte Abstrata” – Canal: Artes Visuais Luciana Menz
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ftxKLzNuY54&feature=youtu.be

Atividade 2

A partir do vídeo reflita:
Qual artista é considerado o precursor do abstrato informal?
Quais figuras geométricas são recorrentes na obra de Piet Mondrian?

Relate experiências nas quais você se depara com pinturas abstratas. Conte também onde foram observadas e qual sentimento foi despertado: espanto, encantamento, estranhamento, beleza, admiração etc.
Após conhecer um pouco mais sobre arte abstrata, mudaria seu olhar sobre a obra?


Atividade 3

Produza um desenho abstrato informal ouvindo a música “Happy – Pharrell Williams”, no seguinte clipe. Utilize manchas de cores sem formas definidas. Deixe o desenho fluir livremente, brinque, inspire se com a música. Lembre-se de não utilizar nenhuma figura.

“Pharrell Williams – Happy (Official Music Video)” – Canal: iamOTHER –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=y6Sxv-sUYtM&feature=youtu.be

Saiba Mais | Referências:

Para conhecer mais sobre arte abstrata geométrica acesse o seguinte link: https://www.dw.com/pt-br/cl%C3%A1ssicos-da-pintura-
a-arte-concreta-de-piet-mondrian/av-44106631
, leia o artigo “Clássicos da Pintura: a arte concreta de Piet Mondrian” e assista o vídeo.


Componente(s)
Curricular(res)
Artes – Artes Visuais
Objetivos de
Aprendizagem e
Desenvolvimento
(EAJAAR0602) Investigar e analisar criticamente formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em âmbito local, regional, nacional e universal, refletindo sobre suas diferentes representações, exercitando a percepção e a capacidade de simbolizar e valorizando o repertório imagético nos diferentes contextos.
Professor: Ana Paula Baraúna de Nogueira
Instituição Educacional: Escola Municipal Engenheiro Robinho Martins de Azevedo
CRE: Jarbas Jayme

EAJA – 2° Segmento – Experiências e Curiosidades – 5ª a 6ª séries