You are currently viewing Abelhas!? Hummm, onde está o mel?

Abelhas!? Hummm, onde está o mel?

Olá! Você sabia que o ser humano não sobreviveria sem os demais elementos da natureza, como ar, água, solo, plantas, animais e outros seres vivos? Essa interação entre os seres vivos e o ambiente possibilita as condições para a sobrevivência de todos. Nós, seres humanos, interagimos com várias espécies, entre elas, as abelhas. Elas são muito importantes para os agricultores, pois elas carregam o pólen de uma flor para outra, possibilitando a fecundação, a formação de sementes e de frutos. Além disso, as abelhas produzem uma iguaria sem igual – o mel! Além de ser doce e muito gostoso, o mel é muito nutritivo e, também, é usado como remédio natural!


Você gosta de abelhas? Já foi ferroado por alguma? E de mel? Certamente você gosta! Mas você sabe quais são os benefícios desse doce alimento para a saúde? Consegue imaginar como as abelhas, esses pequenos insetos, conseguem produzir litros e litros de mel? O mel, além de ser um alimento nutritivo, rico em vitaminas e sais minerais. Muitas vezes é utilizado como remédio para controlar ou combater infecções e outros problemas do organismo. Além do mel, as trabalhadoras abelhas também produzem própolis e geleia real! Está curioso para saber como elas conseguem fazer isso? Vamos lá?

Assista ao vídeo abaixo: “A importância das abelhas para a humanidade”. Convide seus familiares para assistir com você.

“A Importância das Abelhas para a Humanidade” – Canal: Apiarios Amorim
Link: https://www.youtube.com/watch?v=iT52Pd-bStU&feature=youtu.be&ab_channel=ApiariosAmorim

Após assistir ao vídeo, reflita com sua família sobre a importância das abelhas, não apenas pela fabricação do mel, mas principalmente pelo seu papel na fecundação das plantas e na preservação das espécies. Vocês sabiam que as abelhas tinham tanta importância para o meio ambiente? Como seria o mundo sem as abelhas?


Assista ao vídeo abaixo: “Como é feito o mel”.

“COMO É FEITO O MEL” – Canal: Apiário Formigão Carlos Henrique
Link: https://www.youtube.com/watch?v=PtQAdnmuz4o&feature=youtu.be&ab_channel=Api%C3%A1rioFormig%C3%A3oCarlosHenrique

Após assistir ao vídeo, reflita sobre o processo de produção do mel. Você e sua família têm o hábito de consumir mel? Já utilizaram o mel como remédio?

Depois de ter assistido aos vídeos e entendido mais sobre a importância das abelhas, produza um slogan – ou seja, uma frase que expresse a importância das abelhas e a necessidade de protegermos esses insetos, para que não sejam extintos.


ComponenteObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências(EAJACI0209) Identificar e descrever as características de diferentes espécies de plantas e animais, enfatizando o bioma Cerrado.
(EAJACI0214) Entender a importância das plantas para o equilíbrio ambiental e para a promoção da qualidade de vida.

EAJA – Experiência e Curiosidade – 1º Segmento – 2ª Série