You are currently viewing À vista ou parcelado?

À vista ou parcelado?

Olá! O objetivo desta atividade é mostrar a importância de saber escolher a modalidade de pagamento de uma compra, à vista ou parcelado, identificando as vantagens e desvantagens de cada uma. Caso a opção de pagamento seja à vista, saber calcular o valor do desconto a ser concedido pelo vendedor, a fim de verificar se de fato a escolha dessa modalidade de pagamento é compensatória.

Existe uma maneira melhor para pagar as compras? Ao decidir pagar em dinheiro, cartão de débito ou de crédito, você deve considerar seus hábitos de consumo e quão bem você mantém o controle de suas finanças. Esta atividade propõe essa reflexão.


Atividade 1

Acesse o link e assista ao vídeo “Financiar ou pagar à vista?”. Convide seus familiares para assistir com você.

“Financiar ou pagar à vista?” – Financiar ou pagar à vista? – Link: https://www.youtube.com/watch?v=upECNkdNrO0

Atividade 2

Após assistir ao vídeo, dialogue com seus familiares.
• Vocês possuem o hábito de pagar as compras à vista ou parcelado?
• Por qual motivo vocês optam por essa forma de pagamento?
Registre em seu caderno as vantagens e desvantagens de comprar das duas formas: à vista e parcelado.


Atividade 3

Ao realizar a compra de um determinado produto, o consumidor pode escolher pelo pagamento à vista ou parcelado. Procure lembrar-se da última compra significativa que você realizou (roupa, calçado, veículo etc.) e reflita sobre as seguintes questões:

• Eu comprei à vista ou a prazo? Qual o motivo dessa decisão?
• A diferença entre os preços à vista e a prazo era significativa? Minha decisão foi a mais correta?
• Qual a chance de realizar essa mesma compra hoje? Qual a chance de utilizar a mesma forma de pagamento? Por quê?
• O valor gasto nessa compra fez falta no meu orçamento? Eu poderia ter planejado melhor essa compra?


Atividade 3

“Qual a forma de pagamento, Senhor?”. Essa pergunta já pegou você desprevenido? Hoje em dia, há várias formas de pagamento, o que gera dúvidas de qual meio é melhor para pagar. Acesse o link e leia sobre esse assunto.

Link: https://www.creditooudebito.com.br/pagar-cartao-dinheiro-quando-cada-compensa-mais/

Após a leitura, registre em seu caderno quando cada uma das formas (dinheiro ou cartão) compensa mais.


Atividade 4

O gráfico abaixo mostra como os consumidores pretendiam realizar o pagamento de suas compras no Dia das Mães, em maio de 2015. Esta pesquisa foi realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas, de Minas Gerais (CDL/BH).


2013 (%)2014 (%)2015 (%)
Cartão de débito14,1119,2834,14
Dinheiro28,745,032,93
A vista no cartão de crédito6,38,018,43
Parcelado no cartão de crédito43,5823,327,85
A vista no cartão da própria loja1,761,353,32
Não respondeu0,00,01,51
A vista no cheque1,010,90,91
Parcelado no cheque0,760,450,6
Parcelado no cartão da própria loja1,510,90,3
Parcelado no carnê/crediário2,270,450,0
Disponível em: https://www.cdlbh.com.br/imprensa/consumidores-vao-optar-por-compras-a-vista-no-dia-das-maes-revela-pesquisa-da-cdl-bh/

Após a leitura e análise do gráfico, responda as perguntas que seguem:

• Qual a modalidade de pagamento que os consumidores tem a maior probabilidade de utilizar?
• Qual a chance (%) de os pagamentos ocorrerem por meio de cheque?
• Qual o total dos entrevistados que preferem pagar à vista (cartão de débito ou dinheiro)?
• Ao realizar uma compra de R$ 250,00, você é informado que ao pagar com dinheiro terá um desconto de 10%. Ao optar por essa modalidade de pagamento, quanto você economizará? Qual será o valor pago na compra?


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
Matemática(EF06MA03) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema com adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números racionais, compreendendo a relação entre elas e suas propriedades operatórias em situações diversas.
(EAJAMA0705) Interpretar, resolver situações-problema que envolvam porcentagens, no contexto da educação financeira.
Língua PortuguesaPlanejamento/ produção/ interpretação/ análise de textos de conhecimentos científicos/ pesquisas.