Olá! O objetivo desta atividade é mostrar a importância de saber escolher a modalidade de pagamento de uma compra, à vista ou parcelado, identificando as vantagens e desvantagens de cada uma. Caso a opção de pagamento seja à vista, saber calcular o valor do desconto a ser concedido pelo vendedor, a fim de verificar se de fato a escolha dessa modalidade de pagamento é compensatória.
Existe uma maneira melhor para pagar as compras? Ao decidir pagar em dinheiro, cartão de débito ou de crédito, você deve considerar seus hábitos de consumo e quão bem você mantém o controle de suas finanças. Esta atividade propõe essa reflexão.
Atividade 1
Acesse o link e assista ao vídeo “Financiar ou pagar à vista?”. Convide seus familiares para assistir com você.
Atividade 2
Após assistir ao vídeo, dialogue com seus familiares.
• Vocês possuem o hábito de pagar as compras à vista ou parcelado?
• Por qual motivo vocês optam por essa forma de pagamento?
Registre em seu caderno as vantagens e desvantagens de comprar das duas formas: à vista e parcelado.
Atividade 3
Ao realizar a compra de um determinado produto, o consumidor pode escolher pelo pagamento à vista ou parcelado. Procure lembrar-se da última compra significativa que você realizou (roupa, calçado, veículo etc.) e reflita sobre as seguintes questões:
• Eu comprei à vista ou a prazo? Qual o motivo dessa decisão?
• A diferença entre os preços à vista e a prazo era significativa? Minha decisão foi a mais correta?
• Qual a chance de realizar essa mesma compra hoje? Qual a chance de utilizar a mesma forma de pagamento? Por quê?
• O valor gasto nessa compra fez falta no meu orçamento? Eu poderia ter planejado melhor essa compra?
Atividade 3
“Qual a forma de pagamento, Senhor?”. Essa pergunta já pegou você desprevenido? Hoje em dia, há várias formas de pagamento, o que gera dúvidas de qual meio é melhor para pagar. Acesse o link e leia sobre esse assunto.
Link: https://www.creditooudebito.com.br/pagar-cartao-dinheiro-quando-cada-compensa-mais/
Após a leitura, registre em seu caderno quando cada uma das formas (dinheiro ou cartão) compensa mais.
Atividade 4
O gráfico abaixo mostra como os consumidores pretendiam realizar o pagamento de suas compras no Dia das Mães, em maio de 2015. Esta pesquisa foi realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas, de Minas Gerais (CDL/BH).
2013 (%) | 2014 (%) | 2015 (%) | |
Cartão de débito | 14,11 | 19,28 | 34,14 |
Dinheiro | 28,7 | 45,0 | 32,93 |
A vista no cartão de crédito | 6,3 | 8,0 | 18,43 |
Parcelado no cartão de crédito | 43,58 | 23,32 | 7,85 |
A vista no cartão da própria loja | 1,76 | 1,35 | 3,32 |
Não respondeu | 0,0 | 0,0 | 1,51 |
A vista no cheque | 1,01 | 0,9 | 0,91 |
Parcelado no cheque | 0,76 | 0,45 | 0,6 |
Parcelado no cartão da própria loja | 1,51 | 0,9 | 0,3 |
Parcelado no carnê/crediário | 2,27 | 0,45 | 0,0 |
Após a leitura e análise do gráfico, responda as perguntas que seguem:
• Qual a modalidade de pagamento que os consumidores tem a maior probabilidade de utilizar?
• Qual a chance (%) de os pagamentos ocorrerem por meio de cheque?
• Qual o total dos entrevistados que preferem pagar à vista (cartão de débito ou dinheiro)?
• Ao realizar uma compra de R$ 250,00, você é informado que ao pagar com dinheiro terá um desconto de 10%. Ao optar por essa modalidade de pagamento, quanto você economizará? Qual será o valor pago na compra?
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: |
Matemática | (EF06MA03) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema com adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números racionais, compreendendo a relação entre elas e suas propriedades operatórias em situações diversas. (EAJAMA0705) Interpretar, resolver situações-problema que envolvam porcentagens, no contexto da educação financeira. |
Língua Portuguesa | Planejamento/ produção/ interpretação/ análise de textos de conhecimentos científicos/ pesquisas. |