You are currently viewing A saga de Tião: histórias do campo

A saga de Tião: histórias do campo

Olá, caro estudante!

Provavelmente, você conhece algo que lembra a vida no campo, seja pelas experiências pessoais ou por aquelas de terceiros. Nessa atividade, estaremos conectados com a vida rural, em especial, com as alegrias e as tristezas de Tião, personagem principal da música “Olhos de luar”, de Chrystian e Ralf.

Ouviremos a música e, em seguida, faremos uma breve interpretação dela. Aprenderemos o que é enredo, tomando como base a belíssima canção.

Agora, assista ao vídeo, Olhos de luar, de Chrystian e Ralf:

Na história que ouvimos, temos a vida de “Tião”, o nosso protagonista. Ele trabalhava na terra, como diz a letra da música: “pegava na enxada e campeava o gado”. Era um rapaz feliz: “tristeza era coisa que não se via do seu lado”.  A cada verso, Tião vai sendo apresentado. Ele se apaixonou pela filha do patrão, mas, infelizmente, não pôde viver esse amor. O final é triste, no entanto, há muito aprendizado nessa história.

Continuando a saga de Tião, vamos reconstruir o passo a passo, o enredo da história. No caso da música “Olhos de luar”, o enredo inicia apresentando o personagem,  Tião.  Ele é identificado como homem trabalhador e alegre. E, depois, Tião se apaixona pela filha do patrão.

Já temos bastantes informações do nosso enredo, o passo a passo da história. Sabemos que o protagonista, o personagem central, é Tião. Descobrimos, também, que há um acontecimento na história: Tião se apaixona pela filha do patrão. E, agora, vem uma parte muito importante: o conflito: o pai da moça não aceita o romance.

Desse conflito, infelizmente, houve morte! Como diz a letra da música: “À noite o som de um tiro e um corpo cai na terra fria”.

De quem seria o corpo? Você é capaz de interpretar essa história.

O final, o desfecho, não é tão claro, explícito, mas nós podemos deduzir como as coisas terminaram. Quanto ao desfecho, o final da história, você deve ter deduzido o que aconteceu. Uma dica: não foi nada bom para quem puxou o gatilho. Afinal, como diz a letra da música: “tudo que aqui se faz, aqui se paga”. Que ensinamento! E, há quem diga que, de vez em quando, de quando vez, enxerga uma pessoa, segurando um garotinho pelas mãos, correndo pela vegetação – é o que diz a letra da canção.


Atividade

  1. Escreva ou desenhe as suas lembranças da vida no campo. Se você não viveu essa experiência, que se leva para toda a existência, pode perguntar às pessoas mais velhas da sua família, ou amigos.
  2. Voltemos à história de Tião, ela é linda e triste, ao mesmo tempo! Você se recorda o que acontece com ele? Registre, em seu caderno, o que aconteceu com o personagem Tião.
  3. Você saberia dizer por que o patrão, o pai da moça, não aceitou o romance? Seria por conta da condição financeira do rapaz?  Por ter iniciado o romance sem o consentimento do pai? Qual sua interpretação da história? Atenção: para responder, você pode desenhar ou escrever. Vamos lá?

Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
História(EAJAHI0105) Descrever-se: quem sou, minha trajetória de vida, com quem vivo, minhas necessidades e meu lugar no mundo.
(EAJAHI0106) Reconhecer o seu pertencimento a um grupo social, família, comunidade, trabalho e conscientizar-se de sua identidade social.
(EAJAHI0107) Construir narrativas de sua história de vida a partir dos relatos orais.
(EAJAHI0314) Comparar os modos de vida da cidade e do campo no presente com os do passado, identificando as diferentes construções identitárias.
(EAJAHI0321) Questionar a acessibilidade social aos bens culturais e de lazer da cidade.
Língua Portuguesa
(EAJALP0102) Conhecer as pistas textuais, intertextuais e contextuais.
(EAJALP0119) Conhecer e apreciar os gêneros poéticos da cultura goiana e de outras regiões do Brasil.
(EAJALP0172) Reconhecer a diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais, regionais, sociais, de faixas etárias e de gênero.
(EAJALP02110) Identificar os elementos que compõem um texto narrativo.

EAJA – Ética e Cidadania – 1ª a 4ª Série