You are currently viewing A Questão Nuclear

A Questão Nuclear

Olá! Seja bem-vindo(a) a mais um encontro semanal de Ética e Cidadania aqui, no Conexão Escola!


Atividade 1

Agora, chegou o momento de entrarmos na discussão científica e política em torno da questão nuclear. Depois de ter assistido a minissérie Dark e pensado em algumas questões relativas a energia nuclear, vamos entender alguns aspectos históricos e sociais. Veja a imagem abaixo:

Disponível em: https://blog.rafalecalcados.com.br/wp-content/uploads/2017/07/litle-boy-fatman-hiroshima-nagasaki-864x400_c.jpg

Do que se trata a imagem acima? Se não souber, pesquise na internet com base no nome das duas cidades japonesas descritas nas fotos.


Atividade 2

Você sabia que os povos da Terra já temeram a eclosão de uma guerra nuclear? Parece coisa de filme, mas não é. Muitas pessoas ainda se lembravam que a Segunda Guerra Mundial terminou com bombas atômicas sobre duas cidades japonesas. Por essas e outras questões, precisamos aprofundar sobre a discussão científica e política em torno da questão nuclear.

Os estudos sobre a energia nuclear são fundamentais para a compreensão do funcionamento do universo. Perguntas tais: como uma estrela produz a sua energia? Já que o nosso Sol é uma estrela, como podemos entender e prever as radiações solares que tanto afetam a Terra? Portanto, só é possível responder a tais questionamentos com o entendimento científico dos fenômenos cosmológicos e entendendo a energia nuclear.

Mas como os cientistas descobriram a energia atômica? Desde as pesquisas atômicas de Rutherford, até as descobertas de Albert Einstein sobre a equivalência entre massa e energia, cientistas puderam conhecer mais sobre a formação e funcionamento de nosso planeta e sobre o próprio universo. Mas foi a partir dos estudos do químico alemão Otto Hahn e da cientista austríaca Lise Meitner entre 1939 e 1944, que se descobriu a fissão nuclear. A partir desse momento, que era o contexto da Segunda Guerra Mundial, primeiro os alemães e depois os Estados Unidos, passaram a desenvolver projetos para a fabricação de uma arma nuclear. Com a derrota da Alemanha, os Estados Unidos foram os primeiros a usarem a energia nuclear como um artefato mortífero, através da fabricação de bombas com a capacidade de destruição e morte em massa. Tudo isso, apenas para afirmar a sua condição de grande potência imperialista na política do após Guerra.

Quando acabou a Guerra, os Estados Unidos se tornaram a maior potência capitalista do planeta e a destruição das cidades japonesas por bombas atômicas, lhes dava a segurança militar necessária para interferir na política dos mais diversos países do mundo. Essa força militar gerou uma situação ideal para que os negócios dos “americanos” prosperassem. Os seus bancos e as suas empresas se espalharam por todo o mundo, controlando grande parte das fontes de matérias primas, investindo o seu capital onde interessava e com todas as vantagens, ganhando rios de dinheiro com isso. O período que vai de 1945 até 1968 ficou conhecido pelos ideólogos do capitalismo como “Anos Dourados”, batizado assim devido ao grande crescimento econômico mundial, principalmente dos Estados Unidos.

Veja a charge abaixo:

A charge é um ótimo meio de analisar de maneira crítica a realidade. Com base no texto anterior, o que você entendeu da charge acima?


Atividade 3

A União Soviética e outros países também criaram programas nucleares ao final da Segunda Guerra Mundial, dando início a uma “corrida armamentista”. Na política do período do pós-Guerra, a União Soviética e os Estados Unidos dividiram o mundo em zonas de influência. Dois modelos políticos e econômicos contrários se rivalizavam: o socialismo e o capitalismo. Como os dois países eram detentores de armas nucleares, criou-se um equilíbrio de forças entre eles, iniciando um grande conflito “indireto” que ficou conhecido como Guerra Fria.

As armas nucleares passaram a cumprir um papel cada vez maior na geopolítica global. Para não ficar para trás, inúmeros outros países também construíram armamentos nucleares, criando um seleto grupo de potências e subpotências atômicas. Mesmo com o fim da União Soviética, em 1991, a sua sucessora, a Rússia, e demais outros países, continuam com grande arsenal atômico. As armas nucleares passaram a significar poder para os países que a possuem, como uma forma de intimidar os demais e persuadir qualquer ataque de rivais, tudo isso para garantir os interesses estratégicos desses países.

Segundo o Jornal El País, em matéria publicada no dia 06 de outubro de 2017:

“As armas nucleares estão em poder de nove países. Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido, Índia, Paquistão, China, Israel e Coreia do Norte armazenavam no começo de 2017 quase 15.000 dispositivos desse tipo, de acordo com dados do Instituto de Pesquisas para a Paz de Estocolmo (SIPRI)”

Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/10/06/internacional/1507284753_073640.html

Por qual motivo os países usam das armas nucleares para fazer política?


Atividade 4

Muitos de nós pensam que a política deveria ser resolvida somente através do diálogo e da conversa, da resolução pacífica de nossos problemas e que os países deveriam ter uma postura semelhante. O filósofo alemão do século XVIII, Emanuel Kant, pensava assim também. Segundo ele, em um futuro incerto, a humanidade resolveria tudo de maneira diplomática, através de um organismo político internacional que mediaria os conflitos entre os países. Esse seria o momento em que ocorreria o fim das guerras e dos conflitos, seria a época da “Paz Perpétua”. Porém, a realidade política e mundial está bastante distante disso. Hoje, os países mais ricos do mundo possuem armas nucleares e tentam impedir outros de as terem, conforme vemos o controle sobre o programa nuclear iraniano. O fato é que o armamento nuclear está presente na política mundial. A disputa por mercados, por controle das matérias primas, por zonas de influência, continua a colocar a questão nuclear no centro da geopolítica mundial.

Muitos cientistas, intelectuais, artistas e ativistas têm realizado movimentos em todo o mundo inteiro contra os armamentos nucleares, dizendo que a sua existência representa a instabilidade e a constante possibilidade de novas guerras catastróficas. Portanto, essa é uma questão que precisa ser compreendida por todos nós, pois faz parte da realidade do mundo atual.

1. O que você pensa de toda essa discussão sobre a energia e o armamento nuclear?

2. Você considera que o tema foi pertinente?

Viu só? Quantas informações novas e interessantes! Sempre podemos aprender e absorver mais e mais conhecimento quando temos curiosidade, mesmo nos momentos de lazer.

Não se esqueça de fazer todos os registros de atividades em seu caderno. Até a próxima semana!


Saiba Mais | Referências:

Palestra sobre a geopolítica nuclear:

“Geopolítica Nuclear – Palestra ENEM 2016” – Canal: Prof. Gabriel Augustus –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Zmcaz6ry62E

Palestra sobre o Brasil na geopolítica mundial:

“O Brasil no contexto da Geopolítica mundial hoje.” – Canal: uspfflch –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=JcTiRfGNf0A

“A Nova Geopolítica Mundial e o Brasil” – Canal: UFABC –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ehe8Z4L8MSs
Componente(s) Curricular(res)História
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoConhecer o processo científico de descoberta das propriedades atômicas da matéria, o seu aproveitamento político durante a Segunda Guerra Mundial e como se tornou um elemento central na geopolítica mundial atual.
Professor:Antônio Gonçalves Rocha Júnior
Instituição Educacional:Escola Municipal Maria da Terra
CRE:Brasil di Ramos Caiado

EAJA – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries  –  Ética e Cidadania