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A Primeira República e sua organização social e política, no Brasil entre 1900 e 1930

Esta atividade tem o objetivo de compreender o contexto político, a organização social e os movimentos de resistência, entre os anos de 1900 e 1930, no Brasil e relacioná-los aos ocorridos em Goiás.

O período de 1889 a 1930 foi denominado de Primeira República, República Velha ou República das Oligarquias, devido ao predomínio das oligarquias no Brasil. Elas eram compostas por uma elite agrária com grande poder político e econômico, caracterizadas pelo mandonismo, clientelismo e coronelismo. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse período no Brasil?


Atividade 1

“República das Oligarquias” – Canal: História sem Mistério – Link: https://www.youtube.com/watch?v=EQ4i9S7K5V4

Após assistir ao vídeo, converse com a sua família e reflita sobre o poder das elites agrárias do país. Escreva no seu caderno as suas percepções sobre os seguintes questionamentos:

  • O que você pensa sobre o voto de cabresto? 
  • Como você se sentiria ao ser obrigado a votar no candidato escolhido pelo seu patrão?
  • A maneira que os coronéis se mantinham no poder era ética?
  • As pessoas podiam exercer a sua cidadania?

Atividade 2

O vídeo “República das Oligarquias” nos mostra que a maneira das elites agrárias se manterem no poder eram por meio as eleições fraudulentas, utilizando estratégias antidemocráticas, como: a “política dos governadores”, a “política do café com leite”, e o “voto de cabresto”. Você acha que algumas dessas políticas de perpetuam nas práticas políticas da atualidade? Converse com a sua família e escreva um texto em seu caderno justificando a sua opinião.


Atividade 3

Pesquise nos livros e na internet sobre a influência das oligarquias desse período, no Estado de Goiás. Escreva em seu caderno:
Quem eram as famílias dos coronéis? 
Como agiam para se manter no poder e para acumular terras e riquezas?


Atividade 4

A falta de ética política, o desrespeito aos direitos dos cidadãos, a cobrança exorbitante de impostos, o racismo, o medo e a profunda desigualdade social que marcaram a Primeira República, resultaram num período de luta popular, contra as práticas de exploração e opressão, impostas pelas práticas de mandonismo, clientelismo e coronelismo. As tensões sociais resultaram em diversos conflitos no Brasil, como: Guerra de Canudos, Revolta da Armada, Guerra do Contestado, Revolta da Vacina, Revolta da Chibata; além das revoltas tenentistas como a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, a Revolta Paulista e a Coluna Prestes. 

Acesse o link abaixo e leia o texto sobre a “Guerra de Canudos”:

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/canudos.htm
(Canudos – Site: Brasil Escola)

 Após a leitura, identifique e relacione em seu caderno as questões relativas à ética e cidadania, existentes no texto.


ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
História(EAJAHI0814) Conhecer, analisar e discutir o coronelismo no Brasil e em Goiás.
(EAJAHI0815) Compreender os movimentos de resistência e os movimentos messiânicos no Brasil entre 1900 e 1930 e relacioná-los aos ocorridos em Goiás.
Língua Portuguesa(EAJALP0811) Identificar as múltiplas vertentes de identidades, de sociedades e de culturas presentes em textos literários, bem como a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
(EAJALP0840) Entender e comparar as diferentes opiniões durante a realização de debate.