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A prática jornalística e os gêneros midiáticos

Vamos aprender mais sobre jornalismo? Nesse programa, além de escutarmos depoimento de quem trabalha diretamente com o jornalismo, vamos também conhecer dois gêneros textuais midiáticos: o artigo de opinião e a carta do leitor. Vamos lá?

Primeiro, retomaremos a aula anterior, vendo um vídeo do professor e escritor Júlio César, em seguida, veremos um depoimento de alguém que trabalha na área. E, por fim, vamos discutir os seguintes gêneros jornalísticos: artigo de opinião e carta do leitor. Vamos lá? Solta o vídeo!


Júlio César

O professor comenta sobre algo antiético, as notícias falsas. Inclusive, já falamos desse tema, aqui, no portal conexão escola. A ética é fundamental para cuidarmos uns dos outros, já que pressupõe o zelo pelo que falamos e praticamos. No jornalismo, não é diferente… O posicionamento ético é o oposto de fake news, porque a veiculação de notícias exige pesquisa, veracidade e, principalmente, ética.

Agora, vamos ouvir um depoimento de alguém que já trabalha como jornalista e radialista. Ela vai contar para a gente um pouquinho dessa experiência.


Tetê Ribeiro – Educadora e Radialista

É bom saber mais da prática radialista, especialmente, em tempos de pandemia. Outra coisa, montar um estúdio em casa não deve ser nada fácil. É super bacana conhecer mais a preparação para o trabalho, em especial, a pesquisa. E, é exatamente isso que estamos falando: o jornalismo ético necessita de pesquisa!

Agora, vamos falar dos gêneros textuais que são veiculados em jornais ou revistas. Nessa atividade, o artigo de opinião e a carta do leitor são o nosso foco. Esses gêneros expressam opinião e argumentação. 

Bora ver um vídeo da professora Waydlle Silva, comentando sobre as características do artigo de opinião. Vamos lá? 


Artigo de opinião – Professora Waydlle Silva

A professora destaca que o artigo de opinião tem uma finalidade, que é convencer os interlocutores. E, nesse processo de convencimento, os argumentos aparecem. 

Quem escreve um artigo de opinião defende uma ideia, uma tese. Para isso, o modo como o escritor mobiliza os argumentos é fundamental. 

Esse gênero circula em jornal e em revista, impresso ou digital. Por isso, o articulista, o jornalista, precisa considerar para o público leitor. Se o argumento é mais polido ou mais coloquial, se é mais ou menos sensacionalista, tudo isso depende dos objetivos do articulista perante o público, na defesa de uma determinada ideia.  

O articulista, geralmente, coerente com a linha editorial, mobiliza argumentos para o convencimento do leitor, do ouvinte. Para ampliar o nosso conhecimento, vamos ver um vídeo sobre outro gênero textual, a carta do leitor. Bora lá?


Carta do leitor – Professora Waydlle Silva

No caso da carta do leitor, como o nome já diz, o leitor escreve um texto, uma carta, ao jornal ou revista, comentando, opinando sobre alguma matéria produzida pelo veículo.   

Na carta, o leitor pode sugerir mudanças na linha editorial, bem como pode simplesmente elogiar um texto. Mas, claro, a carta do leitor exige também bons argumentos para sustentar o elogio ou a crítica. É sempre importante fundamentar o que é dito.

No vídeo que assistimos, a professora comenta sobre a estrutura de uma carta do leitor. Nela, há a marcação da data/local, o vocativo, o corpo do texto e a assinatura.  Sabe por que essa estrutura? A data e o local são importantes para mencionar quando e onde foi produzida a carta. E isso faz toda diferença. Por exemplo, se o leitor for da Bahia ou de São Paulo, é possível que as expectativas sejam diferentes. Já o vocativo é a convocação do diálogo com o outro, por exemplo: “querido editor”, “caro jornalista”… E a assinatura é crucial para que o texto tenha autoria e, consequentemente, credibilidade.  

E o corpo do texto? É justamente ali que o autor defende uma posição, argumenta, elogia ou critica. Você já escreveu uma carta do leitor?


Atividade

Você, estudante da EAJA, já escreveu uma carta do leitor? Então, quem nunca escreveu, agora vai ter a oportunidade de escrever. Quem já escreveu, vai poder praticar ainda mais.

Leia um artigo de opinião, produzido por um jornal ou revista de sua preferência, em seguida, escreva uma carta do leitor, expressando as suas críticas ou elogios ao texto lido. Não se esqueça de assinar o seu texto. Boa leitura! Boa escrita!


Esta aula foi exibida na TV. Assista-a na íntegra:

BLOCO I

BLOCO II

História

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(EAJAHI0307) Compreender o que é patrimônio histórico-cultural, material e imaterial, e as razões pelas quais são reconhecidos.
(EAJAHI0308) Reconhecer a importância da postura ética e consciente para a preservação do patrimônio histórico da comunidade.

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(EAJAHI0513)
Compreender os patrimônios materiais e imateriais como documentos criados e transformados ao longo da História.
Língua Portuguesa(EAJALP0503) Ler e apontar os efeitos de neutralidade em gêneros jornalísticos.
(EAJALP0538) Promover debate sobre tema jornalístico da atualidade.
(EAJALP0705) Discernir fato e opinião em textos jornalísticos.
(EAJALP0802) Identificar os diversos discursos presentes nos textos jornalísticos
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO