You are currently viewing Ciências – A Porcentagem na Preservação do Cerrado

Ciências – A Porcentagem na Preservação do Cerrado

Olá! Sabemos da importância de preservar o meio ambiente. Podemos utilizar as porcentagens para nos auxiliarem na manutenção e preservação do meio ambiente.

Na aula de hoje vamos observar a utilização da porcentagem para quantificar com mais precisão o desmatamento do nosso cerrado.

Atividade 1

Leia o texto: Desmatamento do Cerrado

Enquanto os olhos nacionais e internacionais estão voltados para a Floresta Amazônica, a diversificada vegetação do Cerrado (que vai de campos naturais até – acredite – formações florestais) vem sendo varrida do mapa. O desmatamento no Cerrado ganhou fôlego na década de 1970, estimulado por projetos do governo que favoreciam a ocupação da região. Plana e fácil de irrigar, a área era ideal para a expansão da agropecuária. Hoje, o Cerrado é o bioma brasileiro que concentra o maior rebanho bovino (cerca de 36% de todo o gado) e onde mais se produz soja (mais de 63% de todo o grão brasileiro). Em menos de 50 anos, quase 50% da vegetação original desapareceu. E 30% da área virou pasto: “Foi um processo de desmatamento muito rápido, sem precedentes”, diz Laerte Ferreira, da Universidade Federal de Goiás (UFG). E o desmatamento continua até hoje. Enquanto o ritmo do desmatamento na Floresta Amazônica caiu nos últimos dez anos – conquista comemorada internacionalmente pelo país –, a devastação do Cerrado se manteve no mesmo ritmo. Nos últimos dez anos, o Cerrado perdeu 50.000 quilômetros quadrados, mais que o estado do Rio de Janeiro. A maior fronteira de desmatamento do Brasil hoje é a expansão da soja na região do Cerrado chamada Matopiba (áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e da Bahia). Entre 2015 e 2016, o desmatamento lá foi de 2.000 quilômetros quadrados, quatro vezes mais que no Arco do Desmatamento, área mais vulnerável da Amazônia Legal.

Texto completo disponível em:

Atividade 2

Acesse o link abaixo e assista o vídeo: Desmatamento do cerrado brasileiro superou em 52% o da Amazônia

“Desmatamento do cerrado brasileiro superou em 52% o da Amazônia” – Canal: Tv Brasil –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=7XfaltsQ9gs

Atividade 3

No texto e no vídeo apresentado, observamos a presença de números escritos na forma percentual (%) e deparamos com ações realizadas para fins comerciais que estão prejudicando o cerrado.

Após análise, responda no caderno:

a) Quais números, escritos na forma percentual, representam partes maiores que a metade?

b) No texto temos a afirmação: Em menos de 50 anos, quase 50% da vegetação original desapareceu. E 30% da área virou pasto. Isso ameaça sobretudo o ciclo de chuvas e o carregamento dos rios do país. O percentual da área do cerrado que virou pasto, é maior ou menor que a metade?

c) Após a análise, escreva sua percepção e diagnóstico acerca das alterações no cerrado e consequentemente, sua importância para o planeta.

Saiba Mais | Referências:

Porcentagem:

Cerrado: Berço das águas, da vida e da savana com maior biodiversidade no mundo

Edição: Jéferson Rodrigues e Rico Machado

“Você conhece o Cerrado?” – Canal: WWF-Brasil –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=orGhCBbK4Iw&feature=youtu.be

Componente(s) Curricular(res)Matemática e Ciências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0602) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando a proporcionalidade.   (EAJACI0603) Analisar a variação climática, ao longo da história, e diagnosticar as alterações no aquecimento global da Terra.
ProfessorGethsemani Saraiva de Goiaz Júnior
Instituição EducacionalEscola Municipal Maria Araújo de Freitas