You are currently viewing A periferia: ambiente urbano e o direito territorial do cidadão

A periferia: ambiente urbano e o direito territorial do cidadão

Olá, Estudante! Esta aula foi veiculada na tv no dia 29/09, terça-feira, contemplando o Eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela.

Fonte: Pixabay. Periferia

Você mora na periferia?
Qual o nome do seu setor?
Quanto tempo você gasta da sua casa até o centro de Goiânia?
O que é periferia? e onde ela se localiza na cidade?

A Periferia

O conceito de periferia refere-se àquilo que rodeia um determinado centro, como uma zona, um contorno ou um perímetro. São basicamente os arredores. Entende-se que a periferia é a região que está nos arredores de um determinado centro. Deste modo, um bairro ou uma cidade tem sempre uma periferia nos arredores. Agora você assistirá a dois vídeos do canal do YouTube Educa Periferia sobre esse assunto, que será explicado pelo Professor Tadeu Arrais.

Vídeo: “O que é PERIFERIA?” no Canal Educa Periferia, no site YouTube.

Questão 1
Explique o que você entendia por periferia (antes de assistir ao video)? Existe alguma diferença entre o seu entendimento e a explicação do Professor Tadeu? Qual?

Questão 2
O que determina se um local é periférico?

O termo “periferia” é usado para se referir as favelas, os bairros mais pobres, loteamentos clandestinos, que são resultados da má distribuição de renda, desigualdade social, segregação socioespacial, entre outros problemas. Geralmente, esses locais são afastados dos grandes centros.

Vídeo: “A periferia das CIDADES” no Canal Educa Periferia.

Onde e como você vive na cidade?
Essa foi a questão levantada pelo Professor Tadeu, ela faz com que você pense um pouco sobre a sua relação com os espaços da cidade.

Você vive e consome em quais espaços de Goiânia?
Você deseja morar/viver em algum espaço específico em Goiânia?
Existe algum espaço que você não frequentaria? Por quê?

Essas questões podem te ajudar a entender onde e como você vive na cidade.  Devemos entender que a periferia é um espaço de pluralidade, comunidade, culturalidade, sociedade, diversidade e de possibilidades.

Questão 3
Escreva um texto explicando como e onde você vive em Goiânia.

Clique aqui para ler: “Goiânia tem uma “nova periferia”, diz pesquisa da UFG” no site da UFG.

Componente Curricular:Ciências Naturais e Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAGE0605) Analisar a distribuição espacial da população brasileira, considerando os indicadores socioeconômicos e os aspectos étnico-culturais nas regiões brasileiras e em Goiás.
(EAJAGE0604) Entender questões vinculadas ao direito territorial do cidadão.
(EAJACI0615) Relacionar a qualidade do meio ambiente com a saúde e o bem-estar da comunidade.

Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Periferia– Bloco 2

Mobilidade urbana e a periferia | EAJA 2º Segmento Bloco 2 – 29/09

Referencial teórico:
Conceito De. Conceito de Periferia. Disponível em: https://conceito.de/periferia. Adaptado para fins pedagógicos. Acesso em 15, set. de 2020.