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Matemática – A matemática na pandemia

Olá! A Matemática está presente em várias situações do nosso cotidiano, dentre elas nos informes epidemiológicos da nossa cidade sobre o COVID-19. Nesta aula você vai explorar algumas dessas ideias.

Atividade 1

A Matemática é uma das áreas do conhecimento mais antigas. Conhecida como a Serva e a Rainha de todas as ciências, provoca uma relação de amor e ódio entre muitas pessoas. Todavia uma coisa é inquestionável: não vivemos um dia sequer sem sua presença, nas situações mais corriqueiras do cotidiano.

Para ampliar essa discussão, assista ao primeiro vídeo na página a seguir. Trata-se de uma reportagem de 2017, apresentada no Jornal Nacional.

https://impa.br/noticias/serie-do-jornal-nacional-aproximou-matematica-do-dia-a-dia/

Como foi apresentado na reportagem, a Matemática está presente em muitas situações do nosso cotidiano. Você já parou para pensar nisso?

Desafio: em seu caderno, escreva cinco situações do seu dia a dia em que você lida com a Matemática. Traga aspectos pessoais, como do seu trabalho, da sua casa e da sua vida particular. 

Atividade 2

Vamos continuar nossa caminhada? Nesta atividade você vai analisar algumas informações contidas nos Informes Epidemiológicos da nossa cidade. Veja o gráfico a seguir:

Gráfico 1 – Número e percentual de casos segundo a faixa etária

FONTE: Informe Epidemiológico – COVID, Edição nº 144 acessado em https://saude.goiania.go.gov.br/wp-uploads/sites/3/2021/01/EDICAO-n%C2%B0-294-Dados-preliminares-atualizados-em-21.01.2021-as-12-00-horas.pdf no dia 22/01/2021 às 20:17.

Pare, pensa e responda: Qual o título do gráfico acima? Você acertou se respondeu “Número e percentual de casos segundo a faixa etária”.

Este gráfico é chamado Gráfico de Barras, devido as barras que utilizamos para apresentar as informações que desejamos. Além de possuir um título, todo gráfico possui dois eixos que no caso acima são: o Número de Casos, que se apresenta na vertical e vai de 0 a 50.000 (cinquenta mil); e a Faixa Etária, que vai desde o 0 até acima dos 60 anos de idade.

Agora para aprofundar a análise, pegue seu caderno e lápis ou caneta, como preferir. Você vai precisar registrar algumas reflexões. Vamos lá? Anote:

• Quantas barras estão contidas no gráfico?

• Cada barra, refere-se a uma faixa etária. Em qual faixa etária você se enquadra?

• Qual das faixas etárias mais se contaminaram com o Novo Coronavírus? Faça um ranking, indicando as faixas da mais contaminada a que menos se contaminou, conforme sugestão. Copie a tabela em seu caderno, para ficar mais organizado.

Ordem decrescente de contaminação por faixa etária

1º lugar (faixa mais contaminada)

2º lugar

3º lugar

4º lugar

5º lugar (faixa menos contaminada

Ao organizar essa tabela, você precisou comparar as quantidades de pessoas contaminadas apresentadas no gráfico. As barras te ajudam a perceber o maior e o menor número, ordenando-os em modo decrescente.

Atividade 3

Você consegue ler cada número apresentado nas barras? Escreva por extenso em seu caderno como você lê cada número a seguir. O primeiro vou deixar de exemplo:

a) 2.220 – dois mil, duzentos e vinte.

b) 5.355 – 

c) 40.949 – 

d) 31.259 – 

e) 14.417 – 

Atividade 4

Por último, uma reflexão! Como você viu, a faixa etária mais contaminada é dos jovens e adultos entre 20 e 39 anos. Por que você acha que esse grupo é o mais contaminado em Goiânia? É hora de conversarmos. Grave um vídeo apresentando as informações que você interpretou, mencionando qual faixa etária mais se contamina por COVID. Apresente sua opinião do por quais motivos essa faixa etária se contamina tanto e dê sugestões de como isso pode ser evitado. Depois de gravar o vídeo envie para pessoas queridas e para a comunidade escolar (colegas, coordenadores, professores etc.). Você pode postar nas redes sociais também, aumentando o alcance de sua mensagem.

Espero que você tenha avançado um pouco mais no conhecimento da Matemática aplicada a contextos práticos de nossas vidas!

Até mais e se cuida!


ProponentesDouglas Aires da Silva
Instituição EducaçionalEscola Municipal Frei Nazareno Confaloni
CREJarbas Jayme

Turma5ª série
Componente curricularMatemática
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0501) Ler, escrever, comparar, compor, aproximar, decompor e ordenar números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita.(EAJAMA0429) Ler e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos.