You are currently viewing A Língua Inglesa no dia-a-dia – Everyday English

A Língua Inglesa no dia-a-dia – Everyday English

Em um mundo globalizado, o inglês está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Durante um passeio por um centro comercial em épocas de promoção, nas campanhas publicitárias na TV, nas redes sociais, ao baixarmos ou acessarmos jogos e aplicativos, ao comprarmos produtos eletrônicos; as palavras em inglês estão cada vez mais presentes em nossa realidade social. 

Nesta aula veremos palavras e expressões que usamos no cotidiano. Vamos lá? Pegue seu caderno, lápis e caneta! 


Atividade 1

Para iniciarmos o reconhecimento e pronúncia de palavras em inglês, utilizadas em nosso dia a dia, observe a imagem no link a seguir. 

Disponível em: https://englishejovem.files.wordpress.com/2011/04/inglc3aasnocotidiano.png

Identificou alguma palavra que você já tenha utilizado ou ouviu alguém dizer? Quais? Escreva-as em seu caderno. 


Atividade 2 

Agora, assista 6 minutos do vídeo Everyday English: o inglês no dia a dia, do Canal Futura. Para acessar ao vídeo, click no link abaixo. 

“Everyday English: o inglês no dia a dia – Língua Inglesa – 6º ano – Ensino Fundamental”-Canal: Canal Futura
Link: https://www.youtube.com/watch?v=F58fP8q_i6c

Então conseguiu entender a pronúncia inglesa das palavras usadas no vídeo? Se não, veja o vídeo novamente.

As palavras transparentes são conhecidas também como cognatos, ou seja, palavras que tem a sua ortografia muito parecida com o idioma português e cujo significado permanece o mesmo em inglês ou em português. Exemplos: chocolate, hospital, competition, television, music, emotion, vídeo.


Atividade 3 

Copie as seguintes expressões no seu caderno:

“I like self-service restaurants.”     

“Gisele Bündchen is a famous top model.”

Tigers are solitary animals.

He is calm.

The student’s name is John.


Atividade 4 

Já o estrangeirismo são as palavras vindas de outra língua e incorporadas no nosso dia a dia como catchup, pen drive,  hot dog, play, test drive, jeans, shopping, chip, diet, light.

Agora em seu caderno, copie e sublinhe as palavras que estão no estrangeirismo, ou seja, que usamos no nosso dia a dia.

“I like self-service restaurants.” 

“Gisele Bündchen is a famous top model.”

“Fast food is not good for your health.”


Atividade 5 

Além dessas palavras, você conhece outras? Pesquise e escreva essas outras palavras em seu caderno e procure seu significado. Com isso perceberá como estamos rodeados pela língua inglesa no nosso dia a dia e que precisamos estudá-la para melhor interagir com o meio em que vivemos. 

E a tão famosa  pergunta deixará de existir em você: “Pra quê estudar inglês se eu não vou para os EUA?”.


Saiba Mais

Veja esse Crossword (Caça Palavras)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2jfbYXrE52zM3SCEdzpHS4n2rTWW9xgmr9F94p87HMNmxfctkBGHhgwBxZpG/atividade-para-impressao-input-ing6-03un04.pdf


Componente(s) Curricular(res)Língua Inglesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento((EAJALI0512) Compreender vocabulário através do contexto.
(EAJALI0525) Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade local (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e no âmbito acadêmico e profissional.
(EAJALI0526) – Compreender a Língua Inglesa no cotidiano para reconhecer aspectos artístico-culturais (música, teatro, cinema, entre outros) e avaliar a influência desses elementos na sociedade, cultura e na formação cidadã.
Professor:Maisa Nascimento dos Santos Neto
Instituição Educacional:Escola Municipal Jardim Nova Esperança
CRE:Brasil di Ramos Caiado

EAJA – Experiências e Curiosidades – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries