Em um mundo globalizado, o inglês está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Durante um passeio por um centro comercial em épocas de promoção, nas campanhas publicitárias na TV, nas redes sociais, ao baixarmos ou acessarmos jogos e aplicativos, ao comprarmos produtos eletrônicos; as palavras em inglês estão cada vez mais presentes em nossa realidade social.
Nesta aula veremos palavras e expressões que usamos no cotidiano. Vamos lá? Pegue seu caderno, lápis e caneta!
Atividade 1
Para iniciarmos o reconhecimento e pronúncia de palavras em inglês, utilizadas em nosso dia a dia, observe a imagem no link a seguir.
Identificou alguma palavra que você já tenha utilizado ou ouviu alguém dizer? Quais? Escreva-as em seu caderno.
Atividade 2
Agora, assista 6 minutos do vídeo Everyday English: o inglês no dia a dia, do Canal Futura. Para acessar ao vídeo, click no link abaixo.
Então conseguiu entender a pronúncia inglesa das palavras usadas no vídeo? Se não, veja o vídeo novamente.
As palavras transparentes são conhecidas também como cognatos, ou seja, palavras que tem a sua ortografia muito parecida com o idioma português e cujo significado permanece o mesmo em inglês ou em português. Exemplos: chocolate, hospital, competition, television, music, emotion, vídeo.
Atividade 3
Copie as seguintes expressões no seu caderno:
“I like self-service restaurants.”
“Gisele Bündchen is a famous top model.”
Tigers are solitary animals.
He is calm.
The student’s name is John.
Atividade 4
Já o estrangeirismo são as palavras vindas de outra língua e incorporadas no nosso dia a dia como catchup, pen drive, hot dog, play, test drive, jeans, shopping, chip, diet, light.
Agora em seu caderno, copie e sublinhe as palavras que estão no estrangeirismo, ou seja, que usamos no nosso dia a dia.
“I like self-service restaurants.”
“Gisele Bündchen is a famous top model.”
“Fast food is not good for your health.”
Atividade 5
Além dessas palavras, você conhece outras? Pesquise e escreva essas outras palavras em seu caderno e procure seu significado. Com isso perceberá como estamos rodeados pela língua inglesa no nosso dia a dia e que precisamos estudá-la para melhor interagir com o meio em que vivemos.
E a tão famosa pergunta deixará de existir em você: “Pra quê estudar inglês se eu não vou para os EUA?”.
Saiba Mais
Veja esse Crossword (Caça Palavras)
Componente(s) Curricular(res) | Língua Inglesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | ((EAJALI0512) Compreender vocabulário através do contexto. (EAJALI0525) Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade local (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e no âmbito acadêmico e profissional. (EAJALI0526) – Compreender a Língua Inglesa no cotidiano para reconhecer aspectos artístico-culturais (música, teatro, cinema, entre outros) e avaliar a influência desses elementos na sociedade, cultura e na formação cidadã. |
Professor: | Maisa Nascimento dos Santos Neto |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Jardim Nova Esperança |
CRE: | Brasil di Ramos Caiado |
EAJA – Experiências e Curiosidades – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries