You are currently viewing Língua Portuguesa – A leveza do cordel amenizando o peso da pandemia

Língua Portuguesa – A leveza do cordel amenizando o peso da pandemia

Olá! Nessa atividade iremos conhecer a origem e as características e apreciar textos do gênero cordel. Apontar, através da produção escrita, as experiências pessoais e os comportamentos esperados da sociedade diante do atual cenário de pandemia.


Atividade 1

Assista o vídeo abaixo para conhecer um pouco sobre a origem e características da Literatura de Cordel.

“Vídeo aula: Literatura de cordel (EF2 – POR)” – Canal: Portal Clickideia
Link: https://www.youtube.com/watch?v=dEPYrikJyQ4

Atividade 2

Com base nas informações passadas no vídeo da atividade anterior, leia os textos abaixo e identifique qual deles pertence ao gênero cordel:

TEXTO 1
Atualização dos casos de doença pelo coronavírus (Covid-19) em Goiás – 04/08/2020 
Publicado: 04 Agosto 2020 Última Atualização: 04 Agosto 2020 

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que há 73.685 casos de doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19) no território goiano. Destes, há o registro de 66.231 de pessoas recuperadas e 1.791 óbitos confirmados. No Estado, há 136.428 casos suspeitos em investigação. Outros 61.912 já foram descartados.

Disponível em: https://www.saude.go.gov.br/noticias/764-coronavirus/11415-atualizacao-dos-casos-de-doenca-pelo-coronavirus-covid-19-em-goias-04-08-2020  
TEXTO 2
QUARENTENA (Moraes Moreira)

Eu temo o coronavírus
E zelo por minha vida
Mas tenho medo de tirosTambém de bala perdida,
A nossa fé é vacina
O professor que me ensina
Será minha própria lida

Assombra-me a Pandemia
Que agora domina o mundo
Mas tenho uma garantia
Não sou nenhum vagabundo,
Porque todo cidadão
Merece mais atenção
O sentimento é profundo

Eu não queria essa praga
Que não é mais do Egito
Não quero que ela traga
O mal que sempre eu evito,
Os males não são eternos
Pois os recursos modernos
Estão aí, acredito[…]

Disponível em: https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2020/04/13/moraes-moreira-publicou-cordel-sobre-os-medos-da-pandemia-leia.htm 
TEXTO 3
Como se proteger

As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:
– Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.
– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo. Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas. Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado.
– Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
[…]

Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#como-se-proteger

Atividade 3

Assista o vídeo “O coronavírus em cordel”.

“O CORONAVÍRUS EM CORDEL | Poetisa Anne Karolynne | Cordel do Coronavirus” – Canal: Cordel Personalizado
Link: https://www.youtube.com/watch?v=FqawbLNXFN4

Após apreciação do cordel declamado no vídeo anterior, produza um texto, conforme as caraterísticas típicas do gênero cordel, abordando acerca das suas experiências pessoais e acerca dos comportamentos positivos e negativos da sociedade presenciados por você durante o período de pandemia.


Componente(s) Curricular(res)Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJALP0517) Apreciar a literatura de cordel. (EAJALP0532) Elaborar textos em versos, utilizando rima e ritmo. (EAJALP0522) Examinar a estrutura composicional, o tema e o estilo dos gêneros textuais lidos.         
ProfessorValéria Alves da Silva
Instituição EducacionalEscola Municipal São José
CREBrasil di Ramos Caiado

EAJA –Experiências e Curiosidades – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries