Olá! Nessa atividade iremos conhecer a origem e as características e apreciar textos do gênero cordel. Apontar, através da produção escrita, as experiências pessoais e os comportamentos esperados da sociedade diante do atual cenário de pandemia.
Atividade 1
Assista o vídeo abaixo para conhecer um pouco sobre a origem e características da Literatura de Cordel.
Atividade 2
Com base nas informações passadas no vídeo da atividade anterior, leia os textos abaixo e identifique qual deles pertence ao gênero cordel:
TEXTO 1 Atualização dos casos de doença pelo coronavírus (Covid-19) em Goiás – 04/08/2020 Publicado: 04 Agosto 2020 Última Atualização: 04 Agosto 2020 A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que há 73.685 casos de doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19) no território goiano. Destes, há o registro de 66.231 de pessoas recuperadas e 1.791 óbitos confirmados. No Estado, há 136.428 casos suspeitos em investigação. Outros 61.912 já foram descartados. Disponível em: https://www.saude.go.gov.br/noticias/764-coronavirus/11415-atualizacao-dos-casos-de-doenca-pelo-coronavirus-covid-19-em-goias-04-08-2020 |
TEXTO 2 QUARENTENA (Moraes Moreira) Eu temo o coronavírus E zelo por minha vida Mas tenho medo de tirosTambém de bala perdida, A nossa fé é vacina O professor que me ensina Será minha própria lida Assombra-me a Pandemia Que agora domina o mundo Mas tenho uma garantia Não sou nenhum vagabundo, Porque todo cidadão Merece mais atenção O sentimento é profundo Eu não queria essa praga Que não é mais do Egito Não quero que ela traga O mal que sempre eu evito, Os males não são eternos Pois os recursos modernos Estão aí, acredito[…] Disponível em: https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2020/04/13/moraes-moreira-publicou-cordel-sobre-os-medos-da-pandemia-leia.htm |
TEXTO 3 Como se proteger As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes: – Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado. – Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo. Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas. Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado. – Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto. […] Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#como-se-proteger |
Atividade 3
Assista o vídeo “O coronavírus em cordel”.
Após apreciação do cordel declamado no vídeo anterior, produza um texto, conforme as caraterísticas típicas do gênero cordel, abordando acerca das suas experiências pessoais e acerca dos comportamentos positivos e negativos da sociedade presenciados por você durante o período de pandemia.
Componente(s) Curricular(res) | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALP0517) Apreciar a literatura de cordel. (EAJALP0532) Elaborar textos em versos, utilizando rima e ritmo. (EAJALP0522) Examinar a estrutura composicional, o tema e o estilo dos gêneros textuais lidos. |
Professor | Valéria Alves da Silva |
Instituição Educacional | Escola Municipal São José |
CRE | Brasil di Ramos Caiado |
EAJA –Experiências e Curiosidades – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries