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Arte – A influência da arte na identidade cultural.

Olá! Seja bem-vindo (a) a mais um encontro semanal de Geografia no Conexão Escola! Você gosta de dançar? Gosta de música e ritmo? E se você pudesse ter isso tudo e ainda se exercitar e aprimorar seu equilíbrio físico e mental e mais, conhecer o espaço onde você vive? Parece bom demais para ser verdade… E é! Vamos abrir uma roda de capoeira! 


Atividade 1

Acesse o link abaixo e divirta-se conhecendo uma roda de capoeira. Observe os movimentos do corpo, o espaço, as roupas dos participantes, a música. Depois descreva tudo que você observou em seu caderno.   

“Mestre Hulk e Mestre King Jogando na roda da Confraria Carioca- 22 Dez 2012” – Canal: Sidney Freitas
Link: https://www.youtube.com/watch?v=GFw8oqv92T0&feature=youtu.be

A capoeira é uma representação cultural brasileira que mistura esporte, luta, dança, música e brincadeira. E para realizar uma boa roda de capoeira, um instrumento essencial, que produz um som dançante é o berimbau, um dos instrumentos musicais da capoeira. Você já ouviu o som emitido pelo berimbau? Neste tutorial do Canal Futura  (YouTube: Canal Futura) “Formas que fazem som: Berimbau”, o grupo de Capoeira  Geração Futuro vai nos mostrar os segredos desse instrumento mágico. Vamos assistir?

“Formas que fazem som: Berimbau” – Canal: Canal Futura –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=5DJ__2REyd8&feature=youtu.be

Atividade 2

Registre em seu caderno:   

a) Você já viu uma apresentação como a mostrada no vídeo? Onde foi, no lugar onde vive? Ou em um passeio em uma outra cidade? Conte para nós. 

b) Como você acha que o berimbau emite sons?  

c) Qual a origem do berimbau? Que cultura esse instrumento representa?

d) Qual a localidade da origem dessa cultural?


Componente (s)   Curricular(res)  Educação Física e Artes
Objetivos de   Aprendizagem e   Desenvolvimento  *Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das localidades às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico – cultural. *Valorizar o movimento afro-brasileiro na constituição da identidade brasileira.   (EF03HI03)  Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.
(GOEF01AR25) conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e o repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, bem como reconhecer as suas heranças culturais.  
Professor  Edésio Soares Cirqueira
Instituição EducacionalEscola Municipal Joaquim Câmara Filho
CRE   Jarbas Jayme  

EAJA –Corpo, Expressão e Movimento – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries