Esta atividade tem o objetivo de compreender as motivações políticas, sociais e econômicas, que culminaram na Inconfidência Mineira, e entender a influência dos ideais iluministas de “liberdade, igualdade e fraternidade”.
No ano de 1789, aconteceu na província de Minas Gerais a Inconfidência Mineira, também denominada de Conjuração Mineira. Ela foi considerada como um dos movimentos sociais mais importantes para a deflagração da Independência do Brasil. Vamos compreender um pouco mais sobre a sua importância, identificar as suas causas, consequências e as influências sofridas, pelos ideais iluministas?
Atividade 1
Acesse o link e assista ao vídeo “Inconfidência Mineira foi um dos primeiros movimentos a buscar a independência do Brasil”.
Atividade 2
Após assistir ao vídeo, converse e reflita com a sua família sobre as questões a seguir:
- Qual a influência dos ideias iluministas, de “liberdade, igualdade e fraternidade”, na Inconfidência Mineira?
- Quais são as principais consequências, desdobramentos, decorrentes desse movimento social?
Atividade 3
Acesse o link e leia sobre a Inconfidência Mineira.
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/inconfidencia-mineira.htm
Atividade 4
Após a leitura, reflita, converse com a sua família e escreva, em seu caderno, as suas conclusões sobre o texto “Inconfidência Mineira”.
- O que motivou o movimento da Inconfidência Mineira?
- Por que apenas Tiradentes foi condenado a uma pena máxima?
- O que (provavelmente) levou Dona Maria a perdoar todos os condenados?
- O que vocês consideram da atitude de Joaquim Silvério, que delatou os colegas em troca do perdão de suas dívidas com a Coroa Portuguesa?
Atividade 5
Podemos dizer que nos tempos atuais existem decisões judiciais parciais, como a da rainha de Portugal? Ou a nossa justiça atual trata a todos da mesma forma?
Vamos pensar sobre isso?
Elabore um texto reivindicando os direitos dos trabalhadores nesse período de distanciamento social.
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: |
Historia | (EAJAHI0720) Compreender os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulados às problemáticas locais e seus ideais tomados de empréstimo às ideias divulgadas pela Revolução Francesa. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0712) Compreender e posicionar-se sobre conteúdos e informações de fontes diferentes, nos contextos de produção. (EAJALP0713) Ler e compreender os mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) em textos literários narrativos. (EAJALP0731) Produzir textos normativos e reivindicatórios, utilizando os modalizadores adequados. (EAJALP0747) Discutir sobre propostas de leis e realizar debates. |