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Lawrence, ,Jacob

A Inconfidência Mineira

Esta atividade tem o objetivo de compreender as motivações políticas, sociais e econômicas, que culminaram na Inconfidência Mineira, e entender a influência dos ideais iluministas de “liberdade, igualdade e fraternidade”.

No ano de 1789, aconteceu na província de Minas Gerais a Inconfidência Mineira, também denominada de Conjuração Mineira. Ela foi considerada como um dos movimentos sociais mais importantes para a deflagração da Independência do Brasil. Vamos compreender um pouco mais sobre a sua importância, identificar as suas causas, consequências e as influências sofridas, pelos ideais iluministas?


Atividade 1

Acesse o link e assista ao vídeo “Inconfidência Mineira foi um dos primeiros movimentos a buscar a independência do Brasil”.

“Inconfidência Mineira foi um dos primeiros movimentos a buscar a independência do Brasil” – TV BrasilGov – Link: https://www.youtube.com/watch?v=9BJM9eosN0o

Atividade 2

Após assistir ao vídeo, converse e reflita com a sua família sobre as questões a seguir:

  • Qual a influência dos ideias iluministas, de “liberdade, igualdade e fraternidade”, na Inconfidência Mineira?
  • Quais são as principais consequências, desdobramentos, decorrentes desse movimento social?

Atividade 3

Acesse o link e leia sobre a Inconfidência Mineira.
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/inconfidencia-mineira.htm


Atividade 4

Após a leitura, reflita, converse com a sua família e escreva, em seu caderno, as suas conclusões sobre o texto “Inconfidência Mineira”.

  • O que motivou o movimento da Inconfidência Mineira?
  • Por que apenas Tiradentes foi condenado a uma pena máxima?
  • O que (provavelmente) levou Dona Maria a perdoar todos os condenados?
  • O que vocês consideram da atitude de Joaquim Silvério, que delatou os colegas em troca do perdão de suas dívidas com a Coroa Portuguesa?

Atividade 5

Podemos dizer que nos tempos atuais existem decisões judiciais parciais, como a da rainha de Portugal? Ou a nossa justiça atual trata a todos da mesma forma?

Vamos pensar sobre isso?

Elabore um texto reivindicando os direitos dos trabalhadores nesse período de distanciamento social.


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
Historia(EAJAHI0720) Compreender os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulados às problemáticas locais e seus ideais tomados de empréstimo às ideias divulgadas pela Revolução Francesa.
Língua Portuguesa(EAJALP0712) Compreender e posicionar-se sobre conteúdos e informações de fontes diferentes, nos contextos de produção.
(EAJALP0713) Ler e compreender os mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) em textos literários narrativos.
(EAJALP0731) Produzir textos normativos e reivindicatórios, utilizando os modalizadores adequados.
(EAJALP0747) Discutir sobre propostas de leis e realizar debates.