You are currently viewing A importância do capital de giro de uma empresa

A importância do capital de giro de uma empresa

Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 28/09, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Você sabia que o capital de giro é o recurso usado para custear as transações financeiras de uma empresa? Essas transações incluem custos relativos ao estoque ou para despesas operacionais, financiar recursos aos clientes, fornecedores, pagamento de impostos, salários e demais custos. E sem um controle efetivo do capital de giro a empresa pode falir em pouco tempo!! 

Assista ao vídeo “Finanças – O que é capital de giro?” do Sebrae que fala sobre o assunto:

“Finanças – O que é capital de giro?” – Canal: Sebrae SP – Link: https://www.youtube.com/watch?v=V_Ww_NEmU_4

Que interessante! Capital de giro é diferente de capital fixo. 

Percebeu que toda empresa precisa de um dinheiro reservado para garantir seu funcionamento, é fundamental para que a empresa sobreviva e que o trabalho não seja prejudicado pela falta do dinheiro.

O capital de giro é importante porque garante a saúde financeira da empresa. Veja como:


Assista ao vídeo “Empreendedorismo de sucesso/ Gestão financeira: O que é capital de giro – O Sebrae Mato Grosso do Sul ensina!” para entender como dimensionar e calcular o capital de giro necessário para o funcionamento de um negócio.

“Empreendedorismo de sucesso | Gestão financeira: O que é capital de giro? | O Sebrae MS ensina!” – Canal: Sebrae Mato Grosso do Sul – Link: https://www.youtube.com/watch?v=9XY4sCNixH0

Bem agora que você já sabe o que é o Capital de giro, sua importância e para que ele serve, que tal saber como fazer uma estimativa de valor destinado ao capital de giro.

Vamos lá?


Você percebeu que para calcular o valor do seu capital de giro é necessário conhecimentos matemáticos simples, que são as quatro operações básicas. Porém, além de utilizar esses conhecimentos matemáticos é essencial para manter qualquer empresa de pé, o controle financeiro.

O controle financeiro é essencial para a gestão do capital de giro, para tanto, são vários aspectos que necessitam de controle. 

Veja alguns exemplos:







Bem, a palavra de ordem então, é controle para ajudar no capital de giro!!!


Assista ao vídeo para ter acesso ao programa completo da TV:


COMPONENTEOBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Matemática(EAJAMA0505) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculos com números naturais, com compreensão dos processos neles envolvidos.
(EAJAMA0517) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema com números racionais na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação.
(EAJAMA0543) Planejar e coletar dados de pesquisas, fazendo o registro, representação e interpretação das informações, por meio de tabelas, gráficos e textos.
(EAJAMA0609) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema com adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números racionais, compreendendo a relação entre elas e suas propriedades operatórias em situações diversas.
(EAJAMA0634) Compreender, em contextos diversos, o significado de média estatística (aritmética e ponderada) como indicador da tendência central de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 5ª e 6ª séries