You are currently viewing A importância das abelhas para a vida no planeta
Bees sitting on blossoms. Bienen auf Blueten im Botanischen Garten Hamburg Wandsbek.

A importância das abelhas para a vida no planeta

Fonte: https://storage.googleapis.com/planet4-brasil-stateless/2018/09/ec21dffc-gp0stozql_web_size.jpg

Você já ouviu falar em extinção? E que a extinção de um ser vivo pode acarretar a extinção de outros?

Extinção é o termo usado para dizer que um ser vivo existiu, mas não existe mais, como os dinossauros, que desapareceram completamente da superfície terrestre há milhões de anos.

Esse fenômeno pode acontecer por diversos motivos. As abelhas, por exemplo, foram colocadas recentemente na lista de espécies ameaçadas de extinção, por causa da destruição de matas e florestas e pelo uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras. Se elas desaparecerem, não vai faltar apenas o mel. Com elas, muitas outras plantas e animais também podem deixar de existir.

Hoje, aprenderemos mais sobre o papel das abelhas nas relações ecológicas e a sua importância para o meio ambiente.

Atividade 1

Assista ao vídeo “A extinção das abelhas poderia acabar com a vida na Terra”, disponível no link abaixo. Convide seus familiares para assistirem com você.

A extinção das abelhas poderia acabar com a vida na Terra
Canal: Climatempo Meteorologia
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=jqsy–8gDQE

Atividade 2

Após assistir ao vídeo “A extinção das abelhas poderia acabar com a vida na Terra”, reflita sobre a importância das abelhas para o equilíbrio ambiental e para a humanidade.

• Qual o papel das abelhas na produção de alimentos?
  • Por que várias espécies de plantas desapareceriam com a extinção das abelhas?
  • Estudiosos acreditam que se as abelhas forem extintas, a humanidade também poderá deixar de existir. Você concorda com isso? Por quê?

Atividade 3

Agora, em seu caderno, escreva um texto explicando por que as abelhas precisam ser preservadas.

Procure colocar, em seu texto, a importância das abelhas para as plantas e por que elas são fundamentais para a nossa existência. Não se esqueça de dar um título ao seu texto e compartilhar seus novos conhecimentos com outras pessoas.

ComponenteObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências (Educação Ambiental)(EAJACI0612) Analisar e identificar as causas de extinção de espécies da fauna e da flora e suas consequências para o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida.