You are currently viewing A Importância da Estatística na Vida Pessoal e da Sociedade

A Importância da Estatística na Vida Pessoal e da Sociedade

Olá! Você sabia que o estudo de probabilidade e estatística é importante na nossa vida pessoal e nos diversos ramos da sociedade? Que utilizamos a probabilidade para calcularmos as chances de ocorrência de determinado resultado em um experimento aleatório? E que a estatística fornece informações que vão influenciar nas tomadas de decisões, sejam em nossas vidas , no mercado de trabalho, em empresas ,órgãos públicos e privados e outros?

Nos dias atuais a estatística é uma importante ferramenta na contribuição de   tomada de decisões, que são baseadas na coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados. Vamos aprender sobre isso?


ATIVIDADE 1

Acesse ao vídeo que fala sobre a importância de estatísticos no link a seguir:

“Saiba por que os estatísticos são disputados pelas grandes empresas” – Canal: Fala Brasil
Link: https://www.youtube.com/watch?v=1lF8WsVlwCE

ATIVIDADE 2

Você já viu gráficos e tabelas em jornais ou revistas? Estes são elementos característicos da Estatística. Reflita como você utiliza a estatística na sua vida.


ATIVIDADE 3

Você já ouviu falar em pesquisa de mercado? Assista ao vídeo “Como fazer pesquisa de mercado” no link a seguir. Convide seus familiares para assistir com você.

“Como fazer pesquisa de mercado” – Canal: Sebrae – Link: https://www.youtube.com/watch?v=nuiQ8dO2DCg

ATIVIDADE 4

Vamos fazer uma pesquisa de mercado? Faça perguntas entre seus amigos e familiares, por telefone mesmo ou com aqueles que moram com você. Primeiramente, defina um produto que você possa vender, como bolos, artesanatos ou mão de obra para algum serviço, por exemplo. Faça com que as pessoas respondas às seguintes perguntas:

1) Quanto você paga por estes produtos atualmente?

2) Você está contente com o produto?

3) Como posso melhorar esse produto?

4) Qual é um valor aceitável para este produto?

Registre as respostas de cada pessoa em seu caderno.


Componente Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0335) Ler, interpretar, analisar e resolver problemas com dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada, em gráficos de colunas, barras, linhas e pictóricos e identificar alguns dos elementos constitutivos, como título, legendas e fontes.
(EAJAMA0336) Produzir textos a partir da análise de dados apresentados por meio de tabelas e gráficos

EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 1º Segmento – 3ª Série