You are currently viewing Orçamento familiar

Orçamento familiar

Elaborar o orçamento familiar exige disciplina, e é extremamente importante para lidar melhor com a vida financeira dentro de casa. É um instrumento para desenvolver e incorporar novos hábitos à rotina, porém, ainda, representa uma alternativa para gerenciar o seu patrimônio. Nessa atividade, além de conhecer mais dicas de como diminuir as despesas mensais, você terá a oportunidade de elaborar um orçamento familiar mensal.


Atividade 1

Reflita com sua família

  • Vocês já possuem esses hábitos para diminuir as despesas mensais?

Atividade 2

Acesse o link e leia as dicas sobre a importância do orçamento doméstico para redução de gastos.

https://blog.racon.com.br/planejamento-financeiro/saiba-a-importancia-do-orcamento-domestico-para-reducao-de-gastos/


Atividade 3

Agora você irá elaborar seu orçamento.

Siga as dicas para preencher a sua planilha

  • Você irá montar uma planilha com o orçamento da sua família para o próximo mês, pode ser no computador, ou em seu caderno A participação de toda família na elaboração é essencial. 
  • Ela deverá apresentar a realidade de sua família 
  • Ela precisará conter elementos básicos como receitas e despesas previstas.
  • Deixe espaço para que sejam anotadas também as receitas e despesas reais, assim como também a diferença entre as receitas e despesas reais e previstas
  • No final do mês você deverá verificar o saldo, para saber se teve sobra financeira ou se as receitas não foram suficientes para cobrir as despesas.

ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
MatemáticaInterpretar, resolver e elaborar situações-problema com adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números racionais, compreendendo a relação entre elas e suas propriedades operatórias em situações diversas.
Planejar e coletar dados de pesquisas, fazendo o registro, representação e interpretação das informações, por meio de tabelas, gráficos e textos.
Língua PortuguesaLer, interpretar e analisar textos multissemióticos, com efeitos de sentido, procedimento de leitura, tema, estilo e estrutura dos gêneros estudados.


EAJA – 2° Segmento 5ª a 6ª séries – Educação Financeira e Empreendedorismo