You are currently viewing A formação dos espaços geográficos em Goiás a partir a ocupação humana

A formação dos espaços geográficos em Goiás a partir a ocupação humana

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 08/12, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

Estado de Goiás

A proposta dessa aula é compreender a formação dos espaços geográficos em Goiás a partir a ocupação humana.

A formação do Estado de Goiás

De acordo com o Professor Leandro Carvalho do site Brasil Escola, a História de Goiás iniciou quando o Anhanguera encontrou ouro às margens do Rio Vermelho e fundou o Arraial de Sant’Anna no século XVIII. Com o movimento das Bandeiras acentuado no século XVIII, a região do interior do Brasil, mais conhecido como Sertão, passou a ser ocupada pelos bandeirantes. No ano de 1682, o sertanista (bandeirante) Bartolomeu Bueno organizou uma Bandeira rumo ao sertão brasileiro; com seu filho de 12 anos de idade rompeu mato adentro e chegou ao interior do Brasil. Com a morte de Bartolomeu Bueno (tanto a data quanto os motivos da morte do bandeirante são imprecisos), seu filho Bartolomeu Bueno da Silva tentou refazer a expedição de seu pai cerca de 40 anos depois, em 1722. O Anhanguera, como ficou conhecido Bartolomeu Bueno da Silva, conseguiu encontrar e explorar ouro nas margens do Rio Vermelho em 1725. Primeiramente fundou o povoado da Barra e depois o Arraial de Sant’Anna, com a grande quantidade de ouro que foi extraído das minas, o Arraial, por sua importância econômica para a Coroa Portuguesa, foi elevado à categoria de Vila, e em meados de 1750 foi denominado de Vila Boa de Goiás. Até o ano de 1749, Goiás não existia, o território pertencia à capitania de São Paulo, somente a partir dessa data que surgiu a capitania de Goiás. Os principais povoados e arraiais surgiram no momento da mineração, no século XVII, constituíam-se de núcleos urbanos instáveis e irregulares, o primeiro governante enviado à nova capitania foi Dom Marcos de Noronha (Conde dos Arcos).

Assista a videoaula dos Professor Lobão do Canal Mais Geo:

Vídeo: “Mais Geo – História de Goias – Parte 02” no Canal Mais Geo, no site Youtube.

Questão 1
Explique o que influenciou a formação de Goiás. escreva um texto explicando todo esse processo.

Questão 2
Explique como foi o povoamento no estado de Goiás, escreva um texto explicando todo esse processo.

A produção econômica de Goiás

Como explica o Professor Leandro Carvalho do site Brasil Escola, a mineração em Goiás teve o seu ápice em 1750, de 1751 a 1770 a extração e exploração do ouro foi diminuindo drasticamente, do ano de 1770 adiante a mineração entrou em decadência, o que provocou o abandono de muitos povoados goianos. O movimento de Independência do Brasil no século XIX não alterou o quadro social e econômico de Goiás, alguns grupos oligárquicos se destacaram durante o período imperial e permaneceram no poder até as primeiras décadas do século XX, como os Bulhões, os Fleury e os Caiado. No ano de 1818, por carta régia de Dom João VI, a Vila tornou-se Cidade de Goiás.  Após a Mineração, a economia goiana no século XVIII e XIX passou a se dedicar mais às atividades ligadas à pecuária e agricultura. No século XX, Goiás desenvolveu a agricultura como principal atividade econômica. Porém, durante as três primeiras décadas desse século Goiás continuou atrelado à política oligárquica da Primeira República.

Da abolição da escravidão até a construção de Goiânia

O Professor Leandro Carvalho do site Brasil Escola, explica que a Abolição da escravidão, em 1888, não alterou as condições de trabalho e de moradia dos escravos que viviam em Goiás. Aliás, a população de Goiás era constituída por uma maioria negra e uma minoria branca. No século XX, a oligarquia dos Caiado tomou o poder político do Estado até a Revolução de 1930. Getúlio Vargas, que havia instalado a Revolução, monopolizou o poder e nomeou o interventor Pedro Ludovico Teixeira, que fazia oposição aos Caiado. Um dos primeiros atos políticos de Pedro Ludovico foi executar a política de transferência da capital. Primeiro realizou um levantamento para escolha do local onde seria construída a nova capital, a região escolhida era próxima à cidade de Campinas (Campininha das Flores). Depois iniciou as obras da construção da nova capital, Goiânia, em 1933. A capital foi transferida por decreto no ano de 1937, selando o fim de mais de 200 anos da Cidade de Goiás como capital do Estado.

Questão 3
Explique o que influenciou a construção de Goiânia, escreva um texto falando sobre esse processo.

Questão 4
Converse com seus familiares e amigos e conte para eles como foi todo processo de formação e povoamento do estado de Goiás.

Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – A Formação e Povoamento de Goiás – Bloco 1:

A Formação e Povoamento de Goiás – EAJA – 08/12 – Bloco 2

Texto elaborado com fins pedagógicos. Referências:CARVALHO, Leandro. “História de Goiás”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/historia-goias.htm. Acesso em 11 de novembro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos.
Componente Curricular:Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAGE0502) Analisar as formações dos espaços geográficos em Goiás a partir a ocupação humana.