You are currently viewing A formação cultural da população de Goiânia

A formação cultural da população de Goiânia

Goiânia é uma cidade jovem e formada por pessoas de diversas regiões do Brasil e de outas países A nossa formação cultural não está desassociada da formação cultural do povo brasileiro. As desigualdades sociais e econômicas tiveram como consequências a discriminação de muitos grupos sociais em nosso território. Nesta atividade iremos aprender mais sobre a desigualdade racial no Brasil

Atividade 1

Acesse o link e assista ao vídeo “Desigualdade Racial no Brasil – 2 minutos para entender!”

Convide sua família para assistir com você

Atividade 2

Reflita com sua família

• As condições socioeconômicas das pessoas negras que você conhece confirmam ou negam as informações do vídeo?
  • Quais os motivos históricos que levaram a população negra a sofrer com menos acesso aos serviços básicos de saúde, educação, habitação e lazer?
  • E Você, sofre ou já sofreu algum tipo de preconceito?

Atividade 3

Escreva um texto explicando (na sua opinião) quais as razões que levam uma pessoa a agir de forma preconceituosa.

Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
História(EAJAHI0303) Identificar os grupos populacionais que formam hoje a cidade de Goiânia, como os oriundos de Tocantins, Pará, Maranhão, Bahia, entre outros.
(EAJAHI0304) Perceber a presença do fenômeno das migrações no ambiente escolar e como se dá o convívio entre as diferenças regionais entre os educandos da EAJA.
(EAJAHI0405) Perceber as mudanças dos agrupamentos humanos nativos com a chegada dos brancos (portugueses) e negros (africanos escravizados) ao território brasileiro e goiano.
(EAJAHI0408) Refletir como as contradições históricas no passado goiano entre os diferentes grupos humanos alimentam as visões preconceituosas e discriminatórias na atualidade.
Língua Portuguesa(EAJALP0328) Escolher um tema polêmico e escrever um texto.
(EAJALP0418) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EAJALP0419) Identificar informações explícitas em textos.
(EAJALP0450) Assistir aos documentários sobre diversos assuntos e realizar debates.

EAJA – 1° Segmento 3ª a 4ª séries – Ética e Cidadania