Goiânia é uma cidade jovem e formada por pessoas de diversas regiões do Brasil e de outas países A nossa formação cultural não está desassociada da formação cultural do povo brasileiro. As desigualdades sociais e econômicas tiveram como consequências a discriminação de muitos grupos sociais em nosso território. Nesta atividade iremos aprender mais sobre a desigualdade racial no Brasil
Atividade 1
Acesse o link e assista ao vídeo “Desigualdade Racial no Brasil – 2 minutos para entender!”
Convide sua família para assistir com você
Atividade 2
Reflita com sua família
- As condições socioeconômicas das pessoas negras que você conhece confirmam ou negam as informações do vídeo?
- Quais os motivos históricos que levaram a população negra a sofrer com menos acesso aos serviços básicos de saúde, educação, habitação e lazer?
- E Você, sofre ou já sofreu algum tipo de preconceito?
Atividade 3
Escreva um texto explicando (na sua opinião) quais as razões que levam uma pessoa a agir de forma preconceituosa.
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
História | (EAJAHI0303) Identificar os grupos populacionais que formam hoje a cidade de Goiânia, como os oriundos de Tocantins, Pará, Maranhão, Bahia, entre outros. (EAJAHI0304) Perceber a presença do fenômeno das migrações no ambiente escolar e como se dá o convívio entre as diferenças regionais entre os educandos da EAJA. (EAJAHI0405) Perceber as mudanças dos agrupamentos humanos nativos com a chegada dos brancos (portugueses) e negros (africanos escravizados) ao território brasileiro e goiano. (EAJAHI0408) Refletir como as contradições históricas no passado goiano entre os diferentes grupos humanos alimentam as visões preconceituosas e discriminatórias na atualidade. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0328) Escolher um tema polêmico e escrever um texto. (EAJALP0418) Inferir informações implícitas nos textos lidos. (EAJALP0419) Identificar informações explícitas em textos. (EAJALP0450) Assistir aos documentários sobre diversos assuntos e realizar debates. |
EAJA – 1° Segmento 3ª a 4ª séries – Ética e Cidadania