You are currently viewing A Cidade e o Campo

A Cidade e o Campo

A cidade e o campo
Canal: Portal Conexão Escola
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=NcGIrzJp2_I&feature=youtu.be

Campo e a cidade possuem funções e atividades diferentes, mas que se complementam. Cabe ao campo a produção dos alimentos e de matérias-primas utilizadas pela indústria. As cidades se urbanizam, e tem como função principal a atividade industrial e o setor de serviços. Nessa atividade veremos a importância da relação entre o campo e a cidade e como isso influencia nossas vidas. 

Atividade 1

Acesse o link abaixo e assista o vídeo “Um pouco sobre a zona rural e urbana”.

Um pouco sobre a zona rural e urbana
Canal: Raquel de almeida moreira
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=D7rJB3LQSa8&feature=youtu.be

Atividade 2

Reflita

Como o campo e a cidade se relacionam?


Atividade 3

Vimos no vídeo que grande parte das atividades das indústrias depende da produção rural.

Agora, observe ao seu redor, a sua casa, o seu trabalho, e faça duas listas. 

  • A primeira com os itens que você acha que são produzidos no campo. 
  • A segunda com os produtos que você acha que são produzidos pelo homem com itens que vem do campo. 

Atividade 4

Convide sua família, acesse o link abaixo e juntos assistam ao clipe da música “Vivendo aqui no mato”

Trio Parada Dura – Vivendo Aqui No Mato (Ao Vivo) ft. Zé Neto & Cristiano
Canal: Trio Parada Dura
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=v9mGFXaL5z4

Atividade 5

A música cantada no vídeo retrata uma vida simples no campo.

Proponha à sua família uma conversa sobre histórias que foram vividas na zona rural. Em seguida, transforme a história em um texto narrativo (com personagens, espaço, tempo).

Não se esqueça do título e dê um final surpreendente a sua história.


ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
CiênciasConhecer os diferentes objetos de uso do cotidiano, sua origem e produção.
GeografiaProblematizar as relações campo/cidade nos diferentes espaços cotidianos, observando aspectos culturais, sociais e econômicos;
Perceber em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica dos grupos de diferentes origens, desenvolvendo o respeito por essas diferenças.
Língua PortuguesaLer, ouvir e compreender textos relativos à divulgação científica: relatos de observações/pesquisa.
Planejar e produzir textos dos gêneros pertencentes ao campo da vida cotidiana.