You are currently viewing A cartografia pelo mundo

A cartografia pelo mundo

Já utilizou algum aplicativo no celular para chegar em algum lugar que não conhecia? Hoje está fácil encontrar os endereços, mas e antes dos aplicativos, como era? Você já precisou de utilizar algum mapa, para localizar uma cidade ou uma rua? Nessa atividade você vai saber de algumas curiosidades e conhecer diferentes formas de representação do espaço geográfico utilizadas ao longo tempo, desde os mapas desenhados à mão até os atuais sistemas de informação geográfica, com imagens feitas por drones e satélites. 


Atividade 1

Os mapas impressos ainda são utilizados, mas em situações bem específicas. Mas você sabia que os mapas já eram utilizados antes mesmo da escrita? Dá para imaginar como eles eram feitos?  Acesse os dois links abaixo, observe as imagens que eles apresentam e tente descobrir o que elas queriam mostrar.

Link 1: https://www.sogeografia.com.br/Mapas/content8.php

Link 2: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=401&evento


Atividade 2

Vamos avançar um pouco mais na história cartográfica.? Compare o traçado da cidade de Ímola (Itália) feito por Leonardo da Vinci, no ano de 1502 e a fotografia feita por satélite, em 2016 (Google Earth).   O que você consegue perceber em comum nas duas imagens?

Ímola, pequena cidade ao norte da Itália, fundada em 82aC

Fonte: http://leonardodavinci.cc/cartografia-do-mundo/

Atividade 3

Vamos ver representações de nossa cidade? Observe as duas imagens de Goiânia, do centro da cidade, tendo como referência a Praça Cívica. A primeira é uma representação cartográfica da cidade na época de sua construção. A outra é uma imagem de satélite atual, abrangendo a mesma região – da Praça Cívica à Av. Paranaíba, entre as avenidas Araguaia e Tocantins.

Observe as imagens, repare que elas estão invertidas no sentido norte-sul. 

Quais outras diferenças e semelhanças você percebe entre elas? 


Atividade 4

Vamos navegar em um mapa digital?  Clique no link abaixo. Encontre ruas, bairros ou lugares conhecidos e outros gostaria de conhecer. Explore a cidade onde você mora! 
Link: http://portalmapa.goiania.go.gov.br/mapafacil/


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
GeografiaInterpretar diferentes mapas temáticos do Brasil, de Goiás e locais.
Entender o processo de construção e elaboração de mapas temáticos


EAJA – 2° Segmento 5ª a 6ª séries – Experiências e Curiosidades