You are currently viewing Arte – A arte folclórica

Arte – A arte folclórica

Caro aluno! Você sabia que o folclore brasileiro trata das lendas e tradições do povo? Temos a sorte de morar em um país onde aconteceu  uma grande mistura de raças e costumes, sendo  assim o nosso folclore é bem amplo e riquíssimo. Por ser um país  gigantesco  cada região brasileira tem sua cultura peculiar e isso se reflete tanto em seu folclore quanto em seus artesanatos e artes diversas, o que é muito bom para todos os brasileiros, porque podem usar estas influências em seus trabalhos manuais.


Atividade 1

Leia o texto “A arte folclórica”:

A arte  folclórica

 A arte folclórica é expressa através dos acessórios domésticos, nos utensílios caseiros, na indumentária, nas máscaras, no papel recortado, nas dobraduras, nos bordados, nas rendas, nos amarrados, nos desenhos, na pintura e na escultura. Suas funções são de decoração e de ornamentação. O artesanato folclórico difere da arte folclórica, pois sua função é utilitária. Considera-se artesanato folclórico todas as coisas que são necessárias, como a cestaria, a tecelagem, a cerâmica utilitária e as próprias ferramentas de trabalho do artesão. Bonecas, flores de palha, panela de pedra-sabão, colchas de tear, crochês, bordados, tricô, bróia, balaios de taquara, tapetes de arrailo, amarrados de corda, escultura (pedra-sabão e madeira), objetos de lágrima de Nossa Senhora, colchas de retalho, trabalhos feitos com vela e com penas de aves.

Artesanato para o antropólogo Ricardo Lima é diverso, “o universo artesanal não é uma realidade homogênea, pressupõe modos de fazer diferentes, visões de mundo diferentes, e também estéticas diferentes.”

Para o galerista Roberto Rugiero na arte popular é necessário estimular a criatividade. “Talento não se ensina, mas se estimula, acho que o povo brasileiro, tão talentoso e criativo, pode ter de repente ter uma resposta diferente.”, avalia.

Artesanato é essencialmente o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura populares.

O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto. Em algumas situações o artesão tinha junto a si um ajudante ou aprendiz.

Disponível em:


Atividade 2

a) Faça uma  caminhada pela sua casa  e  vá listando no  seu caderno os  objetos que  você acredita terem  sido produzidos  artesanalmente.

b) Dialogando com sua família tente descobrir a história que envolve o objeto que mais lhe chamou  a  atenção. Registre suas descobertas no seu caderno.

c) Tente descrever, com suas palavras, como você acredita que foi o passo a  passo  da construção desse objeto.


Atividade 3

Agora vamos  conhecer um pouquinho  da  arte de Edu Cardoso, que  é um pintor do interior paulista, e começou a pintar tela aos 9 anos, e desde então não parou de aprimorar a sua técnica. Autodidata, Edu apresenta diversos elementos da arte intuitiva, principalmente pela criação de universos oníricos. Seu pai era pintor Naïf, e Edu sempre foram apaixonados por ilustrações de livros infantis, associadas às fascinantes lendas populares.

http://www.blckdmnds.com/wp-content/uploads/2012/04/educardoso9.jpg
Disponível em: http://www.blckdmnds.com/wp-content/uploads/2012/04/educardoso9.jpg

Observe a pintura acima, você conhece  a  lenda  representada nessa pintura, se não pesquise no Google e irá descobrir?

Que  tal aproveitar esse momento para fazer uma  roda  familiar e contar  algumas lendas, causos e  histórias de família?

Acesse o link abaixo e  conheça outras  obras  de Edu Cardoso.

http://www.blckdmnds.com/as-pinturas-folcloricas-de-edu-cardoso/

Tente produzir  um objeto  artesanalmente,  e se presentei com  ele ou presentei um  dos  seus  familiares. Como sugestão podemos  citar: bonecas de pano, tapetes de  barbante ou  de  retalhos, escultura em  barra  de  sabão.


Saiba Mais | Referências:

Assista ao vídeo abaixo para complementar a relação entre arte e folclore:

“Exposição catarinense de arte naif Brazil arte de tolentino” – Canal: arte de tolentino artista plástico de Florianópolis
Link: https://www.youtube.com/watch?v=sT09q2avJ5M&feature=youtu.be&t=75

Componente(s) Curricular(res)Artes Português
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAAR0502) Identificar e explorar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em âmbito local, regional, nacional e universal, refletindo sobre suas diferentes representações. (EAJAAR0513) Pesquisar e ampliar a compreensão sobre a diversidade cultural presente em festas, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.
ProfessorCristina dos Santos Rosa
Instituição EducacionalE. M. Maria de Araújo Freitas
CREMaria Thomé Neto

EAJA – Experiências e Curiosidades – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries