Caro aluno! Você sabia que o folclore brasileiro trata das lendas e tradições do povo? Temos a sorte de morar em um país onde aconteceu uma grande mistura de raças e costumes, sendo assim o nosso folclore é bem amplo e riquíssimo. Por ser um país gigantesco cada região brasileira tem sua cultura peculiar e isso se reflete tanto em seu folclore quanto em seus artesanatos e artes diversas, o que é muito bom para todos os brasileiros, porque podem usar estas influências em seus trabalhos manuais.
Atividade 1
Leia o texto “A arte folclórica”:
A arte folclórica
A arte folclórica é expressa através dos acessórios domésticos, nos utensílios caseiros, na indumentária, nas máscaras, no papel recortado, nas dobraduras, nos bordados, nas rendas, nos amarrados, nos desenhos, na pintura e na escultura. Suas funções são de decoração e de ornamentação. O artesanato folclórico difere da arte folclórica, pois sua função é utilitária. Considera-se artesanato folclórico todas as coisas que são necessárias, como a cestaria, a tecelagem, a cerâmica utilitária e as próprias ferramentas de trabalho do artesão. Bonecas, flores de palha, panela de pedra-sabão, colchas de tear, crochês, bordados, tricô, bróia, balaios de taquara, tapetes de arrailo, amarrados de corda, escultura (pedra-sabão e madeira), objetos de lágrima de Nossa Senhora, colchas de retalho, trabalhos feitos com vela e com penas de aves.
Artesanato para o antropólogo Ricardo Lima é diverso, “o universo artesanal não é uma realidade homogênea, pressupõe modos de fazer diferentes, visões de mundo diferentes, e também estéticas diferentes.”
Para o galerista Roberto Rugiero na arte popular é necessário estimular a criatividade. “Talento não se ensina, mas se estimula, acho que o povo brasileiro, tão talentoso e criativo, pode ter de repente ter uma resposta diferente.”, avalia.
Artesanato é essencialmente o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura populares.
O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto. Em algumas situações o artesão tinha junto a si um ajudante ou aprendiz.
Disponível em:
Atividade 2
a) Faça uma caminhada pela sua casa e vá listando no seu caderno os objetos que você acredita terem sido produzidos artesanalmente.
b) Dialogando com sua família tente descobrir a história que envolve o objeto que mais lhe chamou a atenção. Registre suas descobertas no seu caderno.
c) Tente descrever, com suas palavras, como você acredita que foi o passo a passo da construção desse objeto.
Atividade 3
Agora vamos conhecer um pouquinho da arte de Edu Cardoso, que é um pintor do interior paulista, e começou a pintar tela aos 9 anos, e desde então não parou de aprimorar a sua técnica. Autodidata, Edu apresenta diversos elementos da arte intuitiva, principalmente pela criação de universos oníricos. Seu pai era pintor Naïf, e Edu sempre foram apaixonados por ilustrações de livros infantis, associadas às fascinantes lendas populares.
Observe a pintura acima, você conhece a lenda representada nessa pintura, se não pesquise no Google e irá descobrir?
Que tal aproveitar esse momento para fazer uma roda familiar e contar algumas lendas, causos e histórias de família?
Acesse o link abaixo e conheça outras obras de Edu Cardoso.
http://www.blckdmnds.com/as-pinturas-folcloricas-de-edu-cardoso/
Tente produzir um objeto artesanalmente, e se presentei com ele ou presentei um dos seus familiares. Como sugestão podemos citar: bonecas de pano, tapetes de barbante ou de retalhos, escultura em barra de sabão.
Saiba Mais | Referências:
Assista ao vídeo abaixo para complementar a relação entre arte e folclore:
Componente(s) Curricular(res) | Artes Português |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAAR0502) Identificar e explorar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em âmbito local, regional, nacional e universal, refletindo sobre suas diferentes representações. (EAJAAR0513) Pesquisar e ampliar a compreensão sobre a diversidade cultural presente em festas, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. |
Professor | Cristina dos Santos Rosa |
Instituição Educacional | E. M. Maria de Araújo Freitas |
CRE | Maria Thomé Neto |
EAJA – Experiências e Curiosidades – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries