You are currently viewing Arte – A arte e o mundo material e não-material

Arte – A arte e o mundo material e não-material

Como as artes se relacionam com o sagrado, com as religiões, com as tradições, com a ancestralidade? Destacaremos aqui narrativas orais, ancestralidade e sonhos. Partindo de exemplos de manifestações artísticas e culturais nacionais, de reflexões e atividades práticas.


Atividade 1

Vamos ler o texto abaixo:

“A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA”

A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores. É uma característica muito importante de uma comunidade, pois a cultura é transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais de uma população.
O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo. (Wagner de Cerqueira e Francisco).

Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-diversidade-cultural-brasileira-sala-aula.htm

Agora debata com seus familiares sobre os aspectos culturais do Brasil e os principais povos responsáveis pela disseminação cultural, em seguida pesquise uma Região do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), e os aspectos culturais de cada Região.


Atividade 2

Para ajuda-lo a pensar e repensar sua pesquisa sobre a pluralidade cultural, assista aos dois vídeos citados nos links abaixo.

“VÍDEO PLURALIDADE CULTURAL” – Canal: Idalina Carvalho Nunes –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=6uc8zzsPdv0

“PLURALIDADE CULTURAL” – Canal: FÁBIO AQUINO
Link: https://www.youtube.com/watch?v=JEguc517AE4

Componente(s) Curricular(res)  ARTE – Arte Visuais
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento  • (EAJAAR0718) Apreciar produções artísticas de diferentes tempos históricos, articulando os conhecimentos e impressões adquiridos à realidade cotidiana e ao repertório imagético pessoal.
• (EAJAAR0719) Distinguir, explorar e interagir com diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance, grafite, tecelagem, entre outras possibilidades expressivas , fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais;   ·  (EAJAAR0721) Compreender a articulação entre imagens reais e virtuais nas produções artísticas contemporâneas;  
ProfessorGildo Pereira Teixeira
Instituição Educacional Escola Municipal Geralda de Aquino
CREBrasil de Ramos

EAJA –Corpo, Expressão e Movimento – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries