Como as artes se relacionam com o sagrado, com as religiões, com as tradições, com a ancestralidade? Destacaremos aqui narrativas orais, ancestralidade e sonhos. Partindo de exemplos de manifestações artísticas e culturais nacionais, de reflexões e atividades práticas.
Atividade 1
Vamos ler o texto abaixo:
“A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA”
A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores. É uma característica muito importante de uma comunidade, pois a cultura é transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais de uma população.
O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo. (Wagner de Cerqueira e Francisco).
Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-diversidade-cultural-brasileira-sala-aula.htm
Agora debata com seus familiares sobre os aspectos culturais do Brasil e os principais povos responsáveis pela disseminação cultural, em seguida pesquise uma Região do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), e os aspectos culturais de cada Região.
Atividade 2
Para ajuda-lo a pensar e repensar sua pesquisa sobre a pluralidade cultural, assista aos dois vídeos citados nos links abaixo.
Componente(s) Curricular(res) | ARTE – Arte Visuais |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | • (EAJAAR0718) Apreciar produções artísticas de diferentes tempos históricos, articulando os conhecimentos e impressões adquiridos à realidade cotidiana e ao repertório imagético pessoal. • (EAJAAR0719) Distinguir, explorar e interagir com diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance, grafite, tecelagem, entre outras possibilidades expressivas , fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais; · (EAJAAR0721) Compreender a articulação entre imagens reais e virtuais nas produções artísticas contemporâneas; |
Professor | Gildo Pereira Teixeira |
Instituição Educacional | Escola Municipal Geralda de Aquino |
CRE | Brasil de Ramos |
EAJA –Corpo, Expressão e Movimento – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries