You are currently viewing ARTE – A arte de ouvir.

ARTE – A arte de ouvir.

Olá, estudante!
Assista a videoaula de Arte a seguir, com a temática MÚSICA, que está disponível juntamente com a proposta de atividade.


A linguagem artística desta aula será a Música. Vamos falar sobre a arte de ouvir e apresentaremos como é organizada uma Orquestra.


ARTE | Eaja | 7ª SÉRIE | PROF.: EURIM PABLO

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Nossa aula de Arte de hoje será a modalidade Música. Vamos falar sobre a arte de ouvir e apresentaremos como é organizada uma Orquestra.


E como diz a Doutora musicista Teca Alencar

“[…] Ouvir é perceber e entender sons pelo sentido da audição. Mais do que escutar (processo puramente fisiológico) ouvir implica detalhar, tomar consciência do fato sonoro. É muito importante exercitar o ‘aprender a ouvir’: os sons do ambiente, da rua, da voz do corpo, dos instrumentos musicais, da produção musical humana […]

[…] Assim como nossos antepassados, também nós, quando ouvimos, recebemos informações e conferimos aos sons diferentes significados. Reagimos com surpresa, tensão, temor […] Um carro que passa na rua ou freia bruscamente, um cão que late ou chora, um objeto que cai na cozinha, o telefone toca […] Ouvimos, reconhecemos e reagimos de acordo com a informação, sensação e, mesmo, emoção que o som possa provocar: alguém que espera, ansiosamente, por um telefonema vibrará ou ficará nervoso frente a um toque do aparelho enquanto que o silêncio do mesmo causará expectativa, apreensão e certamente será mais do que sentido, quase que um silêncio ‘ouvido’. 


Vamos exercitar o nosso aprender a ouvir pelo universo musical de uma orquestra. Para isso vamos entender como é organizada uma orquestra para adentrarmos ainda mais nesse universo chamado música.

Antes do vídeo, vamos fazer um rápido exercício? Feche os olhos por alguns segundos e ouça. Agora, tente listar os sons que você identificou. Televisão? Radio? Pessoas passando na rua? Veículos? Cachorro latindo? São tantos sons! E os sons são a matéria-prima da Música.

Agora sim, vamos para o vídeo: Afinal, como é organizada uma orquestra sinfônica? Você sabe quais instrumentos e famílias ela possui? E para entender melhor eu apresento a vocês: Como é organizada uma orquestra. Com Saory Santana da Orquestra Sinfônica de Sergipe da página Traço Sonoro.


COMO É ORGANIZADA UMA ORQUESTRA?│Traço Sonoro
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QxtYktf82Yc&t=13s

Perceberam que uma orquestra sinfônica é formada por famílias, ou seja, diversa partes independentes, temos a família das cordas, madeiras, metais e da percussão. E interpretando a obra temos o regente. Muito bom conhecer mais sobre a orquestra, não é mesmo?!

Para conhecer um pouco mais sobre orquestras de modo geral eu indico a vocês a Orquestra Petrobras Sinfônica a OPES acesse o site da orquestra. petrobrasinfonica.com.br ou o canal OPES no Youtube, vale a pena conferir, tem muitas informações bem interessantes. Como o papel do regente, do maestro, a apresentação de vários instrumentos musicais e claro muita apresentação artística pra gente ouvir e se emocionar.


ATIVIDADE

Vamos desenvolver a nossa capacidade de escutar, identificando diferentes sons e nomeando suas fontes. Vamos tentar perceber também se esses sons são curtos ou longos, fortes ou fracos, graves ou agudos.

Eu produzi um vídeo com variados sons, para testar a nossa escuta. Você ouvirá mais ou menos de 5 a 10 segundos de cada som e tem que tentar descobrir que som é esse? Em seguida virá a resposta. Vá anotando e veja quantos pontos você conseguiu fazer. Vamos ao exercício.


A arte de ouvir! Que som é esse?
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NlpXMH0BoNc&t=83s

E aí? Muitos pontos? Eu espero que sim.

Uma dica de livro para entender mais sobre a música: “A orquestra tim-tim por tim-tim”, que nos convida a fechar os olhos e ouvir com atenção o que acontece à nossa volta. Perceber quantos sons existem e como são diferentes e que, entre eles, certamente, conseguiremos ouvir Música.


Então pessoal, essa foi a nossa aula de hoje, até nosso próximo encontro e bom trabalho.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

(EAJAAR0660) Identificar e classificar instrumentos musicais a partir de suas respectivas famílias.

(EAJAAR0755) Acessar e apreciar criticamente o acervo musical construído pela humanidade em diferentes tempos e espaços.


Referências

A orquestra tim-tim por tim-tim/Liane Hentschke…[et al.] – São Paulo: Moderna, 2005.

BRITO, Teca Alencar. A obra de arte musical: a linguagem de ouvir. São Paulo: SEE-CEMP – Governo do Estado de São Paulo. TV Escola Ensino à Distância, 1994.

VENTRELLA, Roseli e Arruda, Jacqueline. Projeto Educação para o Século XXI – Série Link da Arte 6ª e 7ª séries. Escala Educacional.