You are currently viewing ARTE – A arte de cantar e apreciar a Arte 2

ARTE – A arte de cantar e apreciar a Arte 2

Olá estudante! Esta aula de ARTE com a temática – Música e Artes Visuais é destinada à  7ª SÉRIE da EJA. E está disponível juntamente com a proposta de atividades.


Imagen de TeeFarm en Pixabay – https://pixabay.com/es/photos/ave-cantante-canto-chirp-tweet-2119874/

Olá! Hoje, no eixo Corpo, Expressão e Movimento, daremos continuidade a série de conhecimentos sobre ‘a arte de cantar e apreciar a Arte’. Se você perdeu a primeira parte não tem problema, é só revisitar nossa Plataforma Conexão Escola.

Nossa voz é um tesouro que carregamos conosco. Utilizada para a fala e o canto, para expressar alegria, tristeza, sentimentos bons ou ruins, a voz é uma de nossas parceiras para dizer, literalmente, o que estamos sentindo. Cuidemos bem de nossa voz. 

Cantar é muito bom. Todos nós podemos cantar. Tomados os devidos cuidados com a voz, será que podemos cantar bem em 1 mês? Será possível fazer um cursinho intensivo de Canto? Vamos ver o que a professora Sabah Moraes tem a nos dizer sobre isso?

Aprenda a Cantar em 1 Mês!! – https://www.youtube.com/watch?v=GVZr3T5oCRY&t=5s

E se eu desafinar?

O Segredo da Afinação Vocal!! – https://www.youtube.com/watch?v=MSuc6bNeVXo

Quantas informações legais! Agora, vamos ampliar nosso repertório musical apreciando uma canção, a ‘Canção de encantamento’, de Ney Couteiro, com a cantora Sabah Moraes.

Sabah Moraes (Canção de Encantamento (Ney Couteiro) – https://www.youtube.com/watch?v=zu-4Fgozbnc

Vamos encher ainda mais nossa capanga de conhecimentos? Mas, o que é uma capanga? Bom, de acordo com o  meudicionario.org,  CAPANGA – ca.pan.ga

  • substantivo feminino – Espécie de bolsa que os viajantes usam a tiracolo e em que trazem pequenos objetos necessários para a jornada.
  • substantivo masculino -Valentão ao serviço de alguém para defender a sua pessoa ou os seus interesses; guarda-costas; jagunço; cabra.

Você poderá conferir no endereço https://meudicionario.org/capanga, ou no canal Capanga Cultural.

Mas agora, a professora Kelly Duarte, vai nos falar sobre forma, plano, espaço, movimento, textura e perspectiva na sequência sobre Linguagem visual. Bora com ela?

CAPANGA CULTURAL FORMA – PLANO – TEXTURA – ESPAÇO- MOVIMENTO- PERSPECTIVA – https://www.youtube.com/watch?v=1sIdsEfFf_k

Como é bom poder ampliar nossos conhecimentos! Encher nossa capanga de cultura! Não perca a parte 3 dessa série. Utilize as informações aqui deixadas e faça uma produção artística. Filme, grave, e envie para seus familiares, amigos e professores. Lembre-se: fique em casa. Cuide de você. Cuide dos seus. Se precisar sair, use máscara. Fique bem! Até o próximo!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

MÚSICA

(EAJAAR0649) Reconhecer, explicar e conceituar os elementos da linguagem
musical.
(EAJAAR0650) Explicar, nomear e dar exemplos à respeito dos parâmetros do som.
(EAJAAR0749) Reconhecer elementos, classificar e organizar as estruturas musicais dos diferentes gêneros e estilos.

ARTES VISUAIS

(EAJAAR0707) Explorar os elementos constitutivos das artes visuais. (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento, ritmo, textura, suportes, perspectiva, etc) utilizando-os como procedimento de experimentação e tomadas de decisões nas produções pessoais.
(EAJAAR0708) Investigar e explorar elementos da arte visual propondo experiências que dialoguem com outros sentidos e percepções (táteis, gustativas, auditivas, olfativas), produzindo novos repertórios e significados artísticos.