You are currently viewing A água sobe na parede?

A água sobe na parede?

Olá!!!

Você já ouviu falar que água sobe na parede?

Pois é verdade!!

Esse fenômeno da água subir pela parede é chamado de infiltração por capilaridade. Quando ocorre esse tipo de infiltração, a parede fica úmida e começa a apresentar manchas contínuas e pretas em sua parte inferior, além de um cheirinho desagradável – aparece o mofo.

É interessante conhecer mais sobre os caminhos que a água percorre e pensar sobre o porquê isso acontece. Quando a água sobe internamente pela parede e fica acumulada, torna o local úmido e propício à proliferação de fungos, causadores do mofo.

Além do aspecto desagradável que o mofo pode ocasionar, também prejudica a saúde, podendo causar problemas respiratórios.

Vamos ver sobre isso?

Atividade 1

Acesse o link e assista ao vídeo “Infiltração por capilaridade – Dia Online Engenharia”. Convide seus familiares para assistir com você:

Fonte: Youtube, “Infiltrações por capilaridade – Dia Online Engenharia” do canal Portal Dia Online.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Cu3qbSqXkmc

Atividade 2

Reflita com seus familiares sobre o vídeo:

O que é uma infiltração por capilaridade?

Como podemos evitar que essa infiltração ocorra?

Atividade 3

Você conhece alguma casa que possui parede com mofo?

Você sabe como remover esse mofo?

Vamos aprender?

Clique na imagem e assista ao vídeo “Como remover o mofo em paredes – Receita caseira”:

Fonte: Youube, “COMO REMOVER O MOFO EM PAREDES – RECEITA CASEIRA” do canal
Alex Amorim.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dc6yaajyKaU

Atividade 3

Agora, use seu celular para gravar um áudio ou fazer um vídeo sobre como evitar a infiltração capilar e como remover o mofo das paredes. Divulgue seu áudio ou vídeo para a sua família e amigos.

Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
GeografiaPerceber os diferentes espaços da Hidrosfera, a sua importância e os impactos socioambientais gerados pelo seu uso.

EAJA – Experiências e Curiosidades- 1° Segmento – 2ª série