You are currently viewing A água em nossas vidas

A água em nossas vidas

Aposto que você já utilizou a água em seu cotidiano hoje. Ela é um elemento essencial à vida. Portanto, para compreender como ela chega ao seu copo, vamos realizar algumas atividades?

ATIVIDADE 1

Você agora está convidado a viajar conosco nesse complexo ciclo da água, clique no link a seguir e assista ao vídeo: “Água: Ciclo da água”

“Água Ciclo da água” – Canal: Fabio Bmx – Link: https://www.youtube.com/watch?v=9iw9SrH0LUk&ab_channel=FabioBmx

Preste muita a atenção nos conceitos apresentados, e em como o ciclo da água interfere em sua vida. Se desejar convide um familiar para assistir ao vídeo.


Observe o folder a baixo. Ele apresenta a água como fator principal de muitos pontos turísticos. Além de ser um elemento essencial a vida, a água nos proporciona momentos de lazer. Pensando nisso, escreva uma carta a um amigo e conte a ele, em quais momentos de sua vida a água se tornou muito especial.

Reprodução –
Link: https://br.pinterest.com/pin/652388695995729275/?nic_v2=1a5GroiFO

Já dizia Dom Quixote (Personagem de Miguel de Servantes) “Quem canta seus males espanta”

Então vamos ouvir essa linda música e refletir?!!!

“Guilherme Arantes – Planeta Água (videoclipe colaborativo)” – Canal: Guilherme Arantes
Link: https://www.youtube.com/watch?v=sMgCgImKCKw&ab_channel=GuilhermeArantes

Link: https://www.letras.mus.br/guilherme-arantes/46315/

Após ter ouvido a música, e acompanhado a letra, observe que as palavras sublinhadas se referem aos conceitos abordados no ciclo da água. Pensando nisso transcreva as palavras sublinhadas e busque compreender seu significado.


Depois de entendermos a total importância da água em nossas vidas, agora é o momento de compreendermos como nós influenciamos na qualidade dessa água.

Assista ao vídeo abaixo com algumas explicações sobre:

“Poluição das águas – Ecologia – Biologia” – Canal: Kuadro Oficial
Link: https://www.youtube.com/watch?v=OKpcEe-MkQs&ab_channel=KuadroOficial

Agora que você já conhece os tipos de poluição que afetam a água, vamos elaborar um mapa mental com as palavras chaves que envolvem esse processo. Observe o exemplo de mapa mental a seguir:


ATIVIDADE 2

Agora vamos interpretar uma charge e refletir sobre nossas ações? A charge a seguir, mostra de forma cômica a poluição dos rios. A partir disso construa três frases que expressem como você pode fazer para reduzir a poluição da água.

Reprodução – Link: http://geografianovest.blogspot.com/2012/06/poluicao-da-aguas-em-charges.html

SAIBA MAIS:

Conheça também alguns sites que trabalham a importância
da água clique nos links a seguir.

https://www.todamateria.com.br/a-importancia-da-agua/


Componente(s) Curricular(res) Ciências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento  EAJACI0302) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água e explicar o ciclo hidrológico com ênfase no cerrado.  
(EAJACI0303) Reconhecer que as ações dos seres humanos interferem no ciclo hidrológico e compartilhar reflexões para a conservação da água em casa, na escola e no trabalho.  
(EAJACI0305) Argumentar que a água faz parte do ambiente e é um recurso renovável.  
(EAJACI0309) Propor formas sustentáveis de utilização da água e de outros materiais (minerais, plásticos, papel, madeira, etc.) para a manutenção desses recursos. 
Componente(s) Curricular(res) Geografia 
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (EAJAGE0315) Analisar e investigar os usos dos recursos naturais, principalmente de água potável e os impactos e consequências do seu mau uso.  
(EAJAGE0216) Perceber os diferentes espaços da hidrosfera, a sua importância e os impactos socioambientais gerados pelo seu uso. 
Professor: Sandra Silva Messias 
Instituição Educacional: Escola Municipal Osterno Potenciano e Silva