You are currently viewing Língua Portuguesa: Reconhecendo a função social dos textos

Língua Portuguesa: Reconhecendo a função social dos textos

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

FONTE:

Para compreender um texto é preciso saber que

Os textos contêm informações que são ditas claramente (explícitas) e outras que precisamos inferir, deduzir (implícitas)

Para entender o que está lendo, o leitor, une geralmente as informações explícitas com os conhecimentos que ele já possui. A partir disso, o leitor começa a dar significado ao que está sendo dito pelo texto ou sugerido por ele de alguma forma.

Imagine essas informações diretas ou indiretas como pistas. Essas pistas ajudam a construir o significado do texto. 

Reconhecendo a função social dos textos

Os textos que você encontra todos os dias, em vários lugares e situações, possuem funções sociais diferentes: eles podem ser usados ​​na educação, nos negócios, no entretenimento e na maneira como você se informa sobre o mundo ao seu redor.

Quando você lê um texto, é importante entender por que ele existe e para que ele é utilizado. Por exemplo, o objetivo de um livro de história, é ensinar sobre acontecimentos passados. Já um anúncio de venda, quer te convencer a comprar algo. Um gráfico, te apresenta dados de pesquisas de forma mais resumida.

Entender qual é a função de um texto te possibilita usá-lo da melhor forma e claro, se comunicar melhor.

Identificando as informações explícitas em um texto

Avós vacinados têm mais saúde para curtir os netos. Essa informação está explicita no texto do cartaz de campanha de conscientização.

Identificar informações explícitas em um texto significa

Encontrar informações que estão claramente declaradas no texto, sem a necessidade de fazer inferências ou deduções. 

— Localizar palavras, frases ou números específicos no texto que responda a uma pergunta ou forneça detalhes específicos sobre um tópico.

Identificando as informações implícitas em um texto

 Como existe a possibilidade dos idosos se esquecerem de vacinar e manter a caderneta de vacinação em dias, o cartaz faz esse lembrete. Aqui há uma informação implícita. As informações implícitas estão naquilo que chamamos de entrelinhas do texto, estão subentendidas.


Questão 1

A função social dos textos diz respeito a:

A) O idioma em que o texto foi escrito.

B) O propósito ou a finalidade de um texto.

C) Dados de publicação do texto.

D) A ortografia e a gramática utilizadas no texto.


Questão 2

Identificar informações explícitas é:

A) Fazer suposições sobre o que o autor quis dizer.

B) Encontrar informações ocultas no texto.

C) Localizar informações diretamente declaradas no texto.

D) Ignorar detalhes irrelevantes.


Questão 3

Leia o seguinte trecho: “O João chegou em casa tarde, com o cabelo molhado e a roupa ensopada.” Com base nas informações implícitas, o que você pode inferir sobre o que aconteceu com o João?


Questão 4

A tabela a seguir mostra transformações nos meios de comunicação e seu impacto em grupos sociais ao longo do tempo, incluindo acesso à informação, cultura e desigualdades.

 Meios de ComunicaçãoTransformaçõesSignificados para as sociedades
Cultura Oral Transmissão verbal de informações.
 Antigamente, poucas pessoas tinham informações; histórias eram passadas de boca em boca; alguns sabiam mais que outras.
ImprensaImpressão de jornais e revistas.Mais pessoas com acesso a informações; atuação dos jornalistas profissionais como as pessoas que informam.
RádioTransmissão de áudio via ondas de rádio.Expansão da comunicação em tempo real; alcance rural; novas formas de diversão.
TelevisãoTransmissão de vídeo em massa.Efeito visual e emocional; cultura pop; poder de moldar opiniões; divisões de classe.
 Cinema Exibição de filmes em telas grandes.Arte e entretenimento; influência cultural global. 

InternetConexão global e acesso à informação.Circulação de muita informação de forma veloz; redes sociais; comércio eletrônico; desigualdades digitais.
Tecnologias DigitaisUso de dispositivos e plataformas digitais.Conexão instantânea; mídias sociais; personalização; desafios de privacidade e segurança.

Questão 5

Em sua opinião, as tecnologias utilizadas na comunicação, como: a internet, as redes sociais, os dispositivos móveis e os meios de comunicação de massa (jornais, revistas, etc.), podem influenciar na maneira como as sociedades se organizam, se relacionam e se comunicam? Como?


AutoriaAna Cristina Pereira Diniz
FormaçãoPedagogia
Componentes curricularesLíngua Portuguesa e História
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJALP0314) Reconhecer a função social de textos em diferentes campos da vida
(EJALP0316) Identificar informações explícitas em textos
(EJALP0315) Inferir informações implícitas nos textos lidos                                                (EJAHI0318) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais
ReferênciaBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023.
https://educamidia.org.br/ – acesso em 19/10/2023