You are currently viewing Sustentabilidade em Conexão – Reciclagem do Óleo Usado: Fazendo Sabão

Sustentabilidade em Conexão – Reciclagem do Óleo Usado: Fazendo Sabão

O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

RECICLAGEM DO ÓLEO USADO: FAZENDO SABÃO

O episódio intitulado “Reciclagem de óleo usado: fazendo sabão”, faz parte da série sobre a Política dos 5 R’s. Nele nossos apresentadores destacam os diferentes tipos de reciclagem disponíveis, incluindo papel, plástico, vidro, metal, óleo usado e pneus. O episódio fornece orientações práticas, como a separação correta dos materiais recicláveis, a manutenção dos materiais limpos e secos, e a familiarização com o sistema de coleta seletiva em cada região. Ao longo do episódio, são apresentados exemplos inspiradores de como pequenas ações individuais podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente. Por exemplo, a reciclagem de óleo usado para a fabricação de sabão, mostrando como essa prática evita a contaminação dos sistemas de esgoto, evitando o esgotamento dos recursos naturais. A mensagem central é que todos podemos contribuir para a construção de um futuro mais sustentável através da reciclagem e do cuidado com os recursos naturais.

Competência GeralCOMPETÊNCIA 2
Pensamento científico, crítico e criativo:  Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
HabilidadesCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
(GO-EF01CI11) Identificar as práticas cotidianas de descarte dos materiais na escola, em casa, no bairro e em seu município, relacionando-as à conservação do ambiente e profilaxia de doenças.
(EF04CI02-A) Testar e relatar, de diferentes formas as transformações, dos materiais no dia a dia, tais como plásticos, metais, madeira, papéis, entre outros, quando expostos a diferentes condições: aquecimento, resfriamento, luz e umidade.
(EF05CI05-A) Identificar os prejuízos causados pelo lixo ao ambiente, compreendendo a necessidade de reduzir sua produção para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do ser humano.
(EF05CI05-B) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente, destacando os resíduos como fonte de matéria-prima.
(EF05CI05-C) Construir propostas coletivas para um consumo sustentável em atividades cotidianas, propondo soluções para o descarte adequado.
(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
GEOGRAFIA
(EF03GE08-D) Conhecer as diferentes formas de produção de lixo doméstico ou da instituição escolar e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na instituição escolar e/ou no entorno.
(EF05GE11-B) Propor soluções, inclusive tecnológicas, para os problemas socioambientais encontrados e vivenciados na sua comunidade.
(EF09GE18-B) Relacionar e analisar as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia com a degradação do meio ambiente, dando enfoque à sustentabilidade.
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EJACI0106) Distinguir as formas de uso dos materiais do cotidiano, suas origens e relacionar ao consumo consciente.
(EJACI0109) Reconhecer os diversos usos dos materiais e relacionar com a qualidade de vida e do ambiente.
(EJACI0211) Identificar os prejuízos causados pelo lixo ao ambiente e compreender a necessidade de reduzir sua produção para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do ser humano.
(EJACI0212) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente e destacar os resíduos como fonte de matéria-prima.
(EJACI0213) Construir propostas coletivas para um consumo sustentável em atividades cotidianas e propor soluções para o descarte adequado dos resíduos sólidos.
GEOGRAFIA
(EJAGE0116) Perceber que as relações estabelecidas e vivenciadas em cada grupo social influenciam diretamente no modo de vida e no modo de como se utiliza da natureza.
(EJAGE0128) Reconhecer e valorizar o próprio saber sobre o meio natural e social correlacionando-o com a qualidade de vida.
(EJAGE0212) Relacionar a produção de lixo aos problemas causados pela produção, circulação e consumo excessivo de bens, mercadorias e serviços.