O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.
RECICLAGEM DO ÓLEO USADO: FAZENDO SABÃO
O episódio intitulado “Reciclagem de óleo usado: fazendo sabão”, faz parte da série sobre a Política dos 5 R’s. Nele nossos apresentadores destacam os diferentes tipos de reciclagem disponíveis, incluindo papel, plástico, vidro, metal, óleo usado e pneus. O episódio fornece orientações práticas, como a separação correta dos materiais recicláveis, a manutenção dos materiais limpos e secos, e a familiarização com o sistema de coleta seletiva em cada região. Ao longo do episódio, são apresentados exemplos inspiradores de como pequenas ações individuais podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente. Por exemplo, a reciclagem de óleo usado para a fabricação de sabão, mostrando como essa prática evita a contaminação dos sistemas de esgoto, evitando o esgotamento dos recursos naturais. A mensagem central é que todos podemos contribuir para a construção de um futuro mais sustentável através da reciclagem e do cuidado com os recursos naturais.
Competência Geral | COMPETÊNCIA 2 Pensamento científico, crítico e criativo: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. |
Habilidades | CIÊNCIAS DA NATUREZA (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. (GO-EF01CI11) Identificar as práticas cotidianas de descarte dos materiais na escola, em casa, no bairro e em seu município, relacionando-as à conservação do ambiente e profilaxia de doenças. (EF04CI02-A) Testar e relatar, de diferentes formas as transformações, dos materiais no dia a dia, tais como plásticos, metais, madeira, papéis, entre outros, quando expostos a diferentes condições: aquecimento, resfriamento, luz e umidade. (EF05CI05-A) Identificar os prejuízos causados pelo lixo ao ambiente, compreendendo a necessidade de reduzir sua produção para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do ser humano. (EF05CI05-B) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente, destacando os resíduos como fonte de matéria-prima. (EF05CI05-C) Construir propostas coletivas para um consumo sustentável em atividades cotidianas, propondo soluções para o descarte adequado. (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas. GEOGRAFIA (EF03GE08-D) Conhecer as diferentes formas de produção de lixo doméstico ou da instituição escolar e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na instituição escolar e/ou no entorno. (EF05GE11-B) Propor soluções, inclusive tecnológicas, para os problemas socioambientais encontrados e vivenciados na sua comunidade. (EF09GE18-B) Relacionar e analisar as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia com a degradação do meio ambiente, dando enfoque à sustentabilidade. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | CIÊNCIAS DA NATUREZA (EJACI0106) Distinguir as formas de uso dos materiais do cotidiano, suas origens e relacionar ao consumo consciente. (EJACI0109) Reconhecer os diversos usos dos materiais e relacionar com a qualidade de vida e do ambiente. (EJACI0211) Identificar os prejuízos causados pelo lixo ao ambiente e compreender a necessidade de reduzir sua produção para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do ser humano. (EJACI0212) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente e destacar os resíduos como fonte de matéria-prima. (EJACI0213) Construir propostas coletivas para um consumo sustentável em atividades cotidianas e propor soluções para o descarte adequado dos resíduos sólidos. GEOGRAFIA (EJAGE0116) Perceber que as relações estabelecidas e vivenciadas em cada grupo social influenciam diretamente no modo de vida e no modo de como se utiliza da natureza. (EJAGE0128) Reconhecer e valorizar o próprio saber sobre o meio natural e social correlacionando-o com a qualidade de vida. (EJAGE0212) Relacionar a produção de lixo aos problemas causados pela produção, circulação e consumo excessivo de bens, mercadorias e serviços. |