You are currently viewing Sustentabilidade em Conexão: Por que Sustentabilidade?

Sustentabilidade em Conexão: Por que Sustentabilidade?

O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

POR QUE SUSTENTABILIDADE?

O episódio “Por que Sustentabilidade?” inicia apresentando seus objetivos, assim como o porquê da escolha pelo nome sustentabilidade. Reconhecendo a existência de estudos e vertentes que questionam a ideia de desenvolvimento sustentável, são também levantadas questões que se apresentam enquanto justificativa para o reconhecimento, valorização e adoção do referido termo, como documentos curriculares, a conceituada Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) e a classificação das Unidades de Conservação.

Competência GeralCompetência 1: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoCiências da Natureza: (EJACI0611) Conhecer a importância da Biodiversidade e reconhecer a responsabilidade individual e coletiva, em ações sustentáveis.
Geografia: (EJAGE0417) Compreender a importância da agroecologia para o uso sustentável dos recursos naturais.
Habilidades Ciências da Natureza: (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
Geografia: (EF09GE18-B) Relacionar e analisar as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia com a degradação do meio ambiente, dando enfoque à sustentabilidade.