You are currently viewing Sustentabilidade em Conexão: Pilar Econômico da Sustentabilidade

Sustentabilidade em Conexão: Pilar Econômico da Sustentabilidade

O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

PILAR ECONÔMICO DA SUSTENTABILIDADE

O episódio “Pilar Econômico da Sustentabilidade” inicia apresentando os três pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social. Mostraremos que é possível que comércios e centros de compras adotem ações que visem minimizar os impactos ambientais. Para tal, apresentaremos uma reportagem, gravada em um shopping de Goiânia, que deixa de mandar ao aterro sanitário cerca de quatro toneladas de resíduos orgânicos e recicláveis por mês. Esses resultados partem de ações implantadas que, literalmente, já dão frutos, verduras, legumes e adubo natural vindo do que lojistas e restaurantes encaminham para a central de resíduos do local.

Competência GeralCompetência 2: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
HabilidadesCiências da Natureza
(EF05CI05-A) Identificar os prejuízos causados pelo lixo ao ambiente, compreendendo a necessidade de reduzir sua produção para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do ser humano.
(EF05CI05-C) Construir propostas coletivas para um consumo sustentável em atividades cotidianas, propondo soluções para o descarte adequado.
(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
Geografia
(EF05GE11-B) Propor soluções, inclusive tecnológicas, para os problemas socioambientais encontrados e vivenciados na sua comunidade.
(EJAGE0116) Perceber que as relações estabelecidas e vivenciadas em cada grupo social influenciam diretamente no modo de vida e no modo de como se utiliza da natureza.
(EJAGE0123) Identificar os impactos ambientais causados pelas ações dos setores das atividades econômicas em sua comunidade local.
(EJAGE0212) Relacionar a produção de lixo aos problemas causados pela produção, circulação e consumo excessivo de bens, mercadorias e serviços.
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoCiências da Natureza
(EJACI0106) Distinguir as formas de uso dos materiais do cotidiano, suas origens e relacionar ao consumo consciente.
(EJACI0212) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente e destacar os resíduos como fonte de matéria-prima.
(EJACI0213) Construir propostas coletivas para um consumo sustentável em atividades cotidianas e propor soluções para o descarte adequado dos resíduos sólidos.
Geografia