You are currently viewing Sustentabilidade em Conexão: O que é  Sustentabilidade?

Sustentabilidade em Conexão: O que é Sustentabilidade?

O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

O QUE É SUSTENTABILIDADE?

O episódio “O que é Sustentabilidade?” inicia apresentando a série sobre o que vem a ser sustentabilidade e seus pilares norteadores. Partindo do conceito de meio ambiente, levantado pela primeira vez pelo naturalista francês Geofroy Saint-Hilaire, em 1835 – que significa “estar rodeado(a) por todos os lados”; ampliamos a discussão e apresentamos um bate papo com o biólogo, consultor ambiental e doutor em Ciências Ambientais, Gabriel Tenaglia. Na entrevista, Tenaglia apresenta aspectos relacionados à história do desenvolvimento do conceito “sustentável”, pautado em três pilares: econômico, social e ambiental.

Competência GeralCompetência 7: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
Habilidades Geografia
(EF06GE02-B) Compreender a ocupação do espaço geográfico como agente modificador das paisagens.
(EF06GE07-B) Analisar e problematizar a intensificação das mudanças da relação entre a sociedade e a natureza, na sociedade contemporânea, a partir do advento da industrialização e da urbanização.
Ciências da Natureza
(EF07CI06-A) Identificar e discutir mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias, como automação e informatização, avaliando os impactos socioambientais
(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
(EF09CI12-B/C) Identificar os diferentes tipos de áreas verdes (parques urbanos, unidades de conservação etc.), justificando a importância destas para a preservação da biodiversidade, dos ecossistemas, como patrimônio nacional e para as populações humanas e atividades a elas relacionadas.
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoCiências da Natureza
(EJACI0109) Reconhecer os diversos usos dos materiais e relacionar com a qualidade de vida e do ambiente.
Geografia
(EJAGE0203) Compreender as transformações ocorridas na sociedade, no território, na paisagem e no lugar onde se vive.
(EJAGE0322) Identificar as ações humanas e seus impactos na transformação das paisagens cotidianas.
(EJAGE0518) Entender as modificações espaciais a partir do processo de industrialização e suas consequências socioambientais.