O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
O episódio “O que é Sustentabilidade?” inicia apresentando a série sobre o que vem a ser sustentabilidade e seus pilares norteadores. Partindo do conceito de meio ambiente, levantado pela primeira vez pelo naturalista francês Geofroy Saint-Hilaire, em 1835 – que significa “estar rodeado(a) por todos os lados”; ampliamos a discussão e apresentamos um bate papo com o biólogo, consultor ambiental e doutor em Ciências Ambientais, Gabriel Tenaglia. Na entrevista, Tenaglia apresenta aspectos relacionados à história do desenvolvimento do conceito “sustentável”, pautado em três pilares: econômico, social e ambiental.
Competência Geral | Competência 7: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
Habilidades | Geografia (EF06GE02-B) Compreender a ocupação do espaço geográfico como agente modificador das paisagens. (EF06GE07-B) Analisar e problematizar a intensificação das mudanças da relação entre a sociedade e a natureza, na sociedade contemporânea, a partir do advento da industrialização e da urbanização. Ciências da Natureza (EF07CI06-A) Identificar e discutir mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias, como automação e informatização, avaliando os impactos socioambientais (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas. (EF09CI12-B/C) Identificar os diferentes tipos de áreas verdes (parques urbanos, unidades de conservação etc.), justificando a importância destas para a preservação da biodiversidade, dos ecossistemas, como patrimônio nacional e para as populações humanas e atividades a elas relacionadas. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | Ciências da Natureza (EJACI0109) Reconhecer os diversos usos dos materiais e relacionar com a qualidade de vida e do ambiente. Geografia (EJAGE0203) Compreender as transformações ocorridas na sociedade, no território, na paisagem e no lugar onde se vive. (EJAGE0322) Identificar as ações humanas e seus impactos na transformação das paisagens cotidianas. (EJAGE0518) Entender as modificações espaciais a partir do processo de industrialização e suas consequências socioambientais. |