You are currently viewing Sustentabilidade em Conexão – Ilhas de calor: o papel dos resíduos urbanos

Sustentabilidade em Conexão – Ilhas de calor: o papel dos resíduos urbanos

O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

ILHAS DE CALOR: O PAPEL DOS RESÍDUOS URBANOS

No episódio “Ilhas de calor: o papel dos resíduos urbanos” ampliamos as discussões sobre as ilhas de calor buscando fatores adicionais que podem contribuir nessas alterações nas temperaturas locais. Nesse sentido, foi possível refletir sobre o papel dos resíduos urbanos neste quadro – especialmente os orgânicos – assim como a importância da correta segregação desses materiais. Para tal, contamos com uma entrevista com a engenheira ambiental e de segurança do trabalho Sara Moraes. Vale a pena conferir!

Competência GeralCOMPETÊNCIA 7
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
HabilidadesCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EF08CI14-C) Identificar a influência das ações antrópicas nas alterações climáticas.
(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
GEOGRAFIA
(EF04GE08-A) Descrever e discutir os processos de extração, produção, circulação e consumo de matérias-primas e de diferentes produtos.
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EJACI0109) Reconhecer os diversos usos dos materiais e relacionar com a qualidade de vida e do ambiente.
GEOGRAFIA
(EJAGE0203) Compreender as transformações ocorridas na sociedade, no território, na paisagem e no lugar onde se vive.
(EJAGE0418) Analisar e problematizar as causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática.