You are currently viewing Sustentabilidade em Conexão – Ilhas de calor: há soluções?

Sustentabilidade em Conexão – Ilhas de calor: há soluções?

O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

ILHAS DE CALOR: HÁ SOLUÇÕES

Ao abordar a questão do fenômeno das ilhas de calor neste vídeo veremos soluções científicas e práticas para combater esse problema ambiental preocupante. Começando com a importância das áreas verdes urbanas, dando destaque ao papel das árvores e vegetação, que não apenas oferecem sombra, mas também absorvem CO2 e resfriam o ambiente. Telhados verdes e pavimentos permeáveis são introduzidos como soluções inovadoras para resfriar casas e ruas, enquanto a mobilidade sustentável é promovida como uma maneira de reduzir as emissões de poluentes. A participação ativa em iniciativas comunitárias, como mutirões de plantio de árvores, é enfatizada, bem como a importância da conscientização pública. Destaca que a ação coletiva é fundamental para transformar nossas cidades em espaços mais verdes, frescos e sustentáveis, proporcionando um futuro melhor para todos. O vídeo encoraja a audiência a se unir nesse esforço comum para criar um ambiente urbano mais saudável e ecológico.

Competência GeralCOMPETÊNCIA 7
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
HabilidadesCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EF02CI08-C) Observar e comparar o efeito da radiação solar, como aquecimento e reflexão, em diferentes tipos de superfície: água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.
(EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
(EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.), e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.
(EF08CI14-C) Identificar a influência das ações antrópicas nas alterações climáticas.
(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
GEOGRAFIA
(EF04GE08-A) Descrever e discutir os processos de extração, produção, circulação e consumo de matérias-primas e de diferentes produtos.
(EF06GE06-A) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano, a partir do desenvolvimento da agropecuária, do extrativismo, da industrialização, da urbanização e do agronegócio em Goiás.
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EJACI0109) Reconhecer os diversos usos dos materiais e relacionar com a qualidade de vida e do ambiente.
(EJACI0207) Observar a importância da cobertura vegetal para a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
(EJACI0520) Compreender a variação climática ao longo da história e as alterações no aquecimento global da Terra.
GEOGRAFIA
(EJAGE0203) Compreender as transformações ocorridas na sociedade, no território, na paisagem e no lugar onde se vive.
(EJAGE0418) Analisar e problematizar as causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática.
(EJAGE0324) Relacionar as atividades antrópicas com os demais elementos da natureza e reafirmar a importância da preservação ambiental do Cerrado.