You are currently viewing Sustentabilidade em Conexão – Episódio animal: o papel dos jacarés nos ecossistemas

O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

EPISÓDIO ANIMAL: O PAPEL DOS JACARÉS NOS ECOSSISTEMAS

O “Episódio animal: o papel dos jacarés nos ecossistemas”, destaca as características e a importância fundamental desses animais nos ecossistemas. Contamos com a participação do biólogo Diogo Amaral, do Parque Zoológico de Goiânia, que compartilhou informações  e curiosidades sobre alguns jacarés que habitaram e ainda habitam o  Zoológico de Goiânia.

Competência geralCOMPETÊNCIA 1
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
COMPETÊNCIA 10
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
HabilidadesCIÊNCIAS DA NATUREZA
(GO-EF02CI10) Conhecer e descrever as características de diferentes espécies de plantas e de animais do Cerrado, considerando aquelas em risco de extinção e discutindo estratégias para conservá-las.
(EF03CI04-A) Relatar diferenças e semelhanças entre algumas espécies de animais, especialmente domésticos e do Cerrado.
(EF03CI04-B) Identificar características dos animais mais comuns e classificá-los quanto ao modo de vida: o que comem, como se reproduzem, como se deslocam.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentoCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EJACI0121) Identificar e descrever as características de diferentes espécies de plantas e animais, enfatizando o bioma Cerrado.(EJACI0219) Distinguir os seres vivos em risco de extinção, dando enfoque aos animais do Cerrado
(EJACI0220) Relacionar as causas da extinção de animais e vegetais ao desequilíbrio do ambiente em que vivem
(EJACI0221) Relatar diferenças e semelhanças entre algumas espécies de animais do Cerrado