You are currently viewing Sustentabilidade em Conexão – Compostagem: da Cozinha ao Adubo Orgânico

Sustentabilidade em Conexão – Compostagem: da Cozinha ao Adubo Orgânico

O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

COMPOSTAGEM: DA COZINHA AO ADUBO ORGÂNICO

O quadro Sustentabilidade em Conexão #6, do programa Conexão Escola TV, traz nesta edição um programa no estilo DIY (Do It Yourself), dando continuidade à reflexão do episódio anterior: a reciclagem. Além do papel, plástico, vidro e alumínio, também é possível reciclar os resíduos orgânicos? A resposta é “sim”. Sueidy, Tetê e Mariana apresentarão para você algumas possibilidades, apontando como alguns seres vivos podem possibilitar, ou otimizar, a redução de resíduos nos aterros sanitários por meio da compostagem. Como resultado, temos um adubo de qualidade e gratuito!

Competência GeralCompetência 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
HabilidadesCiências da Natureza
(EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.
(EF05CI05-C) Construir propostas coletivas para um consumo sustentável em atividades cotidianas, propondo soluções para o descarte adequado.
Geografia
(EF01GE01-A) Identificar-se e reconhecer-se como um sujeito no seu cotidiano e integrante de um espaço vivenciado.
(EF03GE08-A) Relacionar a produção de lixo aos problemas causados pela produção, circulação e consumo excessivo.
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoCiências da Natureza
(EJACI0213) Construir propostas coletivas para um consumo sustentável em atividades cotidianas e propor soluções para o descarte adequado dos resíduos sólidos.
(EJACI0305) Identificar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição e explicar sua importância no ambiente.
Geografia
(EJAGE0212) Relacionar a produção de lixo aos problemas causados pela produção, circulação e consumo excessivo de bens, mercadorias e serviços.