You are currently viewing Sustentabilidade em Conexão – Anfíbios e as intervenções humanas

Sustentabilidade em Conexão – Anfíbios e as intervenções humanas

O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

ANFÍBIOS E AS INTERVENÇÕES HUMANAS

No novo episódio do “Quadro Sustentabilidade em Conexão”, da série “Anfíbios e as intervenções humanas”, a professora doutora Priscilla Gambale, em entrevista com a nossa pedagoga e jornalista Tetê Ribeiro, nos contará sobre algumas questões importantes acerca dos anfíbios. Podemos criá-los como pets? E eles são, realmente, bioindicadores? E qual é o papel das áreas verdes e unidades de conservação na conservação desses animais? As respostas estão aqui!

Competência geralCOMPETÊNCIA 7
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
HabilidadesCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EF03CI04-B) Identificar características dos animais mais comuns e classificá-los quanto ao modo de vida: o que comem, como se reproduzem, como se deslocam.
(EF04CI04-C) Identificar diferentes relações alimentares, associando ao ciclo da matéria e fluxo de energia na natureza, por meio de exemplos de cadeias e teias alimentares que ocorrem no Cerrado.
GEOGRAFIA
(EF01GE10-A) Conhecer noções básicas de educação ambiental.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentoCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EJACI0121) Identificar e descrever as características de diferentes espécies de plantas e animais, enfatizando o bioma Cerrado.
(EJACI0304) Reconhecer e exemplificar as relações alimentares, relacionadas ao ciclo da matéria e o fluxo de energia entre seres vivos (bióticos) e não vivos (abióticos) nas cadeias e teias alimentares presentes no bioma Cerrado.
GEOGRAFIA
(EJAGE0127) Conhecer noções básicas de educação ambiental, a partir da observação e descrição das características de seus lugares de vivência relacionadas aos fenômenos da natureza.