You are currently viewing Sustentabilidade em Conexão – A importância dos zoológicos

Sustentabilidade em Conexão – A importância dos zoológicos

O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

A IMPORTÂNCIA DOS ZOLÓGICOS

No “Episódio animal: a importância dos zoológicos”, abordamos acerca dos animais que deveriam estar em seus habitats, mas por motivos como a perda de hábitats e tráfico, acabam sendo encontrados em áreas urbanas ou mesmo em zoológicos. Realizamos uma rica e esclarecedora conversa com a zootecnista e supervisora técnica do Parque Zoológico de Goiânia, Rita Figueiredo, refletindo sobre a complexa relação entre seres humanos e animais silvestres, especialmente aqueles em situação de cativeiro. Foram destacados os cuidados e desafios relacionados a esses indivíduos, indicando a importância de tais espaços para animais que, por algum motivo, estão impossibilitados de viverem em seus ambientes naturais.

Competência geralCOMPETÊNCIA 7
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
HabilidadesCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
GEOGRAFIA
(EJAGE0203) Compreender as transformações ocorridas na sociedade, no território, na paisagem e no lugar onde se vive.
(EF04GE11-B) Reconhecer a ação humana no processo de conservação ou de degradação dessas paisagens, aumentando a sua consciência ambiental e a noção de interdependência entre os elementos naturais e a vida humana.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentoCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EJACI0221) Relatar diferenças e semelhanças entre algumas espécies de animais do Cerrado.
(EJACI0506) Analisar as causas de extinção das espécies de fauna e flora e as consequências para o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida.