You are currently viewing Sustentabilidade em Conexão – A alimentação dos animais silvestres e em situação de cativeiro

O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

A ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS SILVESTRES E EM SITUAÇÃO DE CATIVEIRO

No “Programa Sustentabilidade em Conexão: A Alimentação dos Animais Silvestres e em Cativeiro”, exploramos sobre a forma de obtenção de energia dos seres vivos, os tipos alimentares dos animais, assim somo a importância do Parque Zoológico de Goiânia e sua responsabilidade na proteção da vida animal. Para enriquecer o episódio, contamos com a participação especial da Stella Cage, coordenadora de nutrição do zoológico. Stella relatou sobre os cuidados adotados pelos profissionais responsáveis pelo trato de cada espécime que ali vive, indicando desde os preparativos iniciais até mesmo a maneira com que cada bancada é organizada. Tudo isso para assegurar que as necessidades nutricionais dos indivíduos sejam bem contempladas.

Competência geralCOMPETÊNCIA 7
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
HabilidadesCIÊNCIAS DA NATUREZA(EF03CI04-B) Identificar características dos animais mais comuns e classificá-los quanto ao modo de vida: o que comem, como se reproduzem, como se deslocam.(EF04CI04-C) Identificar diferentes relações alimentares, associando ao ciclo da matéria e fluxo de energia na natureza, por meio de exemplos de cadeias e teias alimentares que ocorrem no Cerrado.GEOGRAFIA
(EF01GE10-A) Conhecer noções básicas de educação ambiental.(EF07GE12-A) Identificar e compreender a importância das unidades de conservação e dos corredores do seu município, de Goiás e do Brasil.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentoCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EJACI0121) Identificar e descrever as características de diferentes espécies de plantas e animais, enfatizando o bioma Cerrado.
(EJACI0304) Reconhecer e exemplificar as relações alimentares, relacionadas ao ciclo da matéria e o fluxo de energia entre seres vivos (bióticos) e não vivos (abióticos) nas cadeias e teias alimentares presentes no bioma Cerrado.
GEOGRAFIA
(EJAGE0127) Conhecer noções básicas de educação ambiental, a partir da observação e descrição das características de seus lugares de vivência relacionadas aos fenômenos da natureza.