You are currently viewing Projeto de Vida –  O profissional da área da segurança pública: A Polícia Rodoviária Federal – PRF

O Conexão Escola – “Projeto de Vida”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MADzT54-8zs/ > acesso em 20/06/2023

No vídeo de hoje, exploraremos a profissão relacionada à segurança pública, com um enfoque especial na atuação da Polícia Rodoviária Federal – PRF.

Instituída pelo Presidente Washington Luís em 24 de julho de 1928, a “Polícia de Estradas” foi oficialmente designada como Polícia Rodoviária Federal em 1945. A partir da promulgação da Constituição de 1988, a PRF foi formalmente estabelecida e incorporada ao Sistema Nacional de Segurança Pública. Sob essa nova legislação, a instituição consolidou sua missão não apenas nas rodovias federais, mas também na promoção da segurança pública em geral.

Atualmente, a Polícia Rodoviária Federal desempenha um papel fundamental na segurança viária, bem como na prevenção e repressão qualificada ao crime, abrangendo uma extensão de mais de 75 mil quilômetros de rodovias e estradas federais em todos os estados brasileiros e nas áreas de interesse da União.

Para obtermos uma compreensão mais aprofundada sobre a profissão de Policial Rodoviário Federal, entrevistamos o Inspetor Newton Morais.

Canal Conexão Escola – Projeto de Vida – “O Profissional da Área de Segurança Pública”. Disponível em: https://youtu.be/v1kaezXhZkw?feature=shared

VOCÊ SABIA?

Você sabia, que além do patrulhamento e fiscalização das estradas, a PRF também atua em áreas como combate ao tráfico de drogas, resgate de animais silvestres, atendimento a acidentes e auxílio a motoristas em situações de emergência?

A PRF conta, também, com uma equipe de cães farejadores treinados para detectar drogas, armas e explosivos. Esses animais desempenham um papel crucial nas ações de combate ao crime.

Unidade Temática :Mundo do Trabalho
Trabalho e formas de organização social e cultural
Objeto de Conhecimento/
Conteúdos:
Diferentes formas de organização do trabalho
Inovação tecnológica e mudanças nas relações de trabalho
Industrialização e as transformações no trabalho