You are currently viewing Projeto de Vida –  O Empreendedorismo.

Projeto de Vida –  O Empreendedorismo.

O Conexão Escola – “Projeto de Vida”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MADzT54-8zs/ > acesso em 20/06/2023

Em Outubro de 2023 visitamos a Expo Fecomércio e a Feira do Empreendedor Sebrae, para entender um pouco sobre o empreendedorismo.

O empreendedorismo no Brasil tem passado por um crescimento significativo nas últimas décadas, isso é um reflexo da criatividade dos brasileiros diante dos desafios econômicos e sociais.

Uma característica marcante do empreendedorismo no Brasil é a presença de pequenos negócios, que representam uma parte significativa da economia.

Essas micro e pequenas empresas desempenham um papel vital na geração de empregos.

O empreendedorismo também é percebido como uma alternativa para muitos brasileiros que buscam autonomia profissional e independência financeira.

O cenário empreendedor brasileiro é dinâmico e diversificado, abrangendo setores que vão desde a tecnologia e inovação até o agronegócio e serviços.

O ecossistema de startups, por exemplo, tem ganhado destaque, com hubs de inovação e incubadoras surgindo em várias cidades do país. Essas iniciativas contribuem para o desenvolvimento de soluções inovadoras e promovem a cultura empreendedora entre os jovens.

A educação empreendedora também desempenha um papel importante, por poder introduzir conceitos de empreendedorismo e contribuir para criar uma mentalidade empreendedora na próxima geração, pois o pensamento empreendedor parte do pensamento criativo e sonhador.

Para conhecer um pouco mais do empreendedorismo, conversamos com o analista do Sebrae – Goiás, Bruno Castro Lyra, e logo depois com a Gestora do programa nacional de educação empreendedora de Goiânia, Beatriz Dorneles.

Canal Conexão Escola – Projeto de Vida – “O Empreendedorismo”. Disponível em: https://youtu.be/Fzb5bOmClCw?feature=shared

VOCÊ SABIA?

Você sabia, que nos últimos anos, o Brasil viu um aumento significativo no empreendedorismo feminino?

Mulheres desempenham um papel cada vez mais proeminente na criação e no desenvolvimento de empresas, desafiando estereótipos de gênero e contribuindo para a diversificação do cenário empreendedor.

Um bom exemplo de empreendedorismo feminino em Goiânia é a Feira das Minas que ocorre mensalmente e a Feira das Mães Empreendedoras que acontece em vários locais de Goiânia e é semanal.

Unidade Temática :Mundo do Trabalho
Trabalho e formas de organização social e cultural
Objeto de Conhecimento/
Conteúdos:
Diferentes formas de organização do trabalho
Inovação tecnológica e mudanças nas relações de trabalho
Industrialização e as transformações no trabalho